MP denúncia Arthur do Val por incitação ao crime ao comentar Operação Carbono Oculto

Em nota, o ex-deputado afirma ainda não ter conhecimento sobre o processo e alega que não houve incitação ao crime, apenas a expressão da opinião

Publicidade

O Ministério Público de São Paulo apresentou, na quarta-feira (26), uma denúncia contra o ex-deputado estadual Arthur do Val, conhecido nas redes sociais como “Mamãe Falei”, por incitação ao crime após ter sugerido que “vagabundo da Faria Lima que lava dinheiro para o crime organizado tem que ser morto”. A declaração ocorreu durante uma live em seu canal do YouTube.

A denuncia foi apresentada no MP-SP pelo promotor Roberto Bacal, do Juizado Especial Criminal. De acordo com a promotoria, Do Val teria feito os comentários no âmbito da Operação Carbono Oculto.

A fala teria sido direcionada a pessoas que prestaram serviço aos investigados Roberto Augusto Leme da Silva e Mohamad Hussein Mourad, ambos alvos da operação.

Em nota enviada ao UOL, o ex-deputado estadual afirmou que ainda não foi notificado sobre o processo. Ele também alega não ter incitado ninguém ao crime, mas apenas ter expressado opiniões pessoais sobre a operação.

Inelegível até 2030

Fora da polítca desde maio de 2022, Arthur do Val teve o mandato cassado na Assembleia Legislativa de São Paulo após ter sido denunciado por falas misóginas enquanto viajava pela Ucrânia em meio à guerra do país contra a Rússia.

Em áudios vazados, Arthur Do Val chegou a afirmar que mulheres ucranianas, que viviam no contexto de guerra, eram “fáceis, porque são pobres”. O áudio gerou revolta nas redes sociais e levou à cassação do mandato, o tornando inelegível até 2030.

Autor avatar
Caio César
Política | Brasil | Mundo