Meio/Ideia mede efeito de investigações e escala 6×1 sobre voto para presidente

Pesquisa será divulgada na quarta-feira (9) e atualizará disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro

Publicidade

A próxima pesquisa Meio/Ideia sobre a eleição presidencial vai combinar intenção de voto com temas que ganharam espaço na campanha nas últimas semanas, entre eles o fim da escala 6×1 e as investigações da Polícia Federal que atingiram personagens ligados aos principais candidatos.

O levantamento será divulgado na quarta-feira (9) e ouvirá 1.500 eleitores por telefone entre os dias 4 e 7 de setembro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07935/2026.

Um dos blocos vai medir o grau de conhecimento dos eleitores sobre casos recentes e perguntar se eles interferem na escolha presidencial. Entre os episódios citados estão as mensagens envolvendo o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master, e um número atribuído ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O questionário também menciona investigações envolvendo Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, e Flávio Bolsonaro (PL) em relação ao Banco Master. Os entrevistados serão questionados sobre eventual impacto desses episódios em seus votos.

A pesquisa ainda vai perguntar se investigações da PF que envolvam políticos e ministros do Supremo devem ser divulgadas durante o período eleitoral ou apenas depois da votação.

Escala 6×1 e avaliação do governo

O fim da escala 6×1 também entrou no questionário. O Meio/Ideia vai perguntar aos eleitores sobre a possibilidade de o Congresso aprovar a mudança ainda em 2026.

Continua depois da publicidade

Outro bloco trata da avaliação do governo Lula. Além dos índices de aprovação e desaprovação, os entrevistados darão notas à gestão nas áreas de economia, segurança pública, saúde e educação.

A pesquisa também vai medir qual deveria ser a prioridade do próximo presidente e a opinião dos eleitores sobre a obrigatoriedade de participação de candidatos em debates de televisão.

Há ainda perguntas sobre confiança em instituições como Polícia Federal, Ministério Público, Congresso, imprensa e urnas eletrônicas, além dos motivos que poderiam levar um eleitor a não comparecer ao primeiro turno.

Continua depois da publicidade

A pesquisa foi encomendada pelo Canal Meio e realizada pela Boas Ideias Inteligência em Pesquisa e Estratégia Digital Ltda. O custo informado ao TSE é de R$ 27,6 mil. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Autor avatar
Marina Verenicz
Política | Brasil | Mundo