Ipec: Lula lidera disputa presidencial com 44%; Bolsonaro tem 32%

Pesquisa eleitoral, realizada entre os dias 12 e 14 de agosto, mostra que, se o pleito fosse hoje, Lula poderia vencer no primeiro turno

Marcos Mortari

Publicidade

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa pelo Palácio do Planalto um dia antes do início do período oficial de campanhas e a menos de dois meses da corrida às urnas. É o que mostra pesquisa realizada pelo Ipec, divulgada nesta segunda-feira (15).

Segundo o levantamento, realizado entre os dias 12 e 14 de agosto, o petista tem 44% das intenções de voto em cenário estimulado de primeiro turno. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, aparece com 32%.

Leia também: Ipec realiza pesquisas eleitorais em domicílio: entenda a metodologia usada pelo instituto

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) vem em seguida, com 6% das intenções de voto totais. A senadora Simone Tebet (MDB) aparece na corrida com 2%, em condição de empate técnico com Vera Lúcia (PSTU), que tem 1%. A margem máxima de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Os nomes de Eymael (DC), Felipe d’Avila (NOVO), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União Brasil) também foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto cada um.

Brancos, nulos e indecisos somaram 15% dos entrevistados pela pesquisa.

Continua depois da publicidade

O nome de Roberto Jefferson (PTB) não consta no levantamento. O Ipec informou que o motivo seria que, no momento do registro da pesquisa, ainda não havia informações a respeito da candidatura.

O Ipec ouviu 2.000 pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. Isso significa se um mesmo levantamento fosse realizado nas mesmas condições, esta seria a probabilidade de o resultado se repetir dentro da margem máxima de erro. Clique aqui para entender a metodologia adotada pelo instituto.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-03980/2022.

Considerando apenas os votos válidos (ou seja, excluindo brancos, nulos e indecisos da contagem), Lula teria 52% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro contaria com o apoio de 37% dos entrevistados. Ciro Gomes teria 7%, enquanto Simone Tebet e Vera Lúcia manteriam, respectivamente, 2% e 1%.

Isso significa que, se a eleição fosse hoje e o cenário se repetisse, Lula poderia ser eleito em primeiro turno. O levantamento, conforme mostrou a TV Globo, registrou uma vantagem maior para o petista entre eleitores jovens (52% entre aqueles com idade entre 16 e 24 anos), mais pobres (60% entre aqueles com renda familiar mensal de até 1 salário mínimo) e que vivem na região Nordeste (57%).

Já Bolsonaro tem seu melhor desempenho entre os evangélicos (47%), eleitores com renda familiar mensal superior a 5 salários mínimos (46%) e de renda entre 2 e 5 salários mínimos (41%).

No cenário espontâneo (quando não são apresentados nomes de candidatos aos eleitores), Lula lidera com 41% das intenções de voto. Já Bolsonaro, recebe o apoio de 30%. Ciro Gomes é o único candidato entre os demais que pontua nesta situação: 3%. Brancos, nulos e indecisos somam 16%.

O Ipec também testou uma eventual situação de segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Neste caso, o petista aparece à frente com 51% das intenções de voto, contra 35% do atual presidente. Brancos e nulos representam 9% dos entrevistados, e 5% não souberam ou não responderam.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.