Em nota, Temer diz que apoiará “candidatura que defender a democracia”

Após rumores de que poderia apoiar Jair Bolsonaro no segundo turno, ex-presidente não se compromete e defende a “pacificação” do país

Fábio Matos

O ex-presidente Michel Temer (MDB-SP) divulgou uma nota nesta quinta-feira (6) em que se manifesta sobre o segundo turno das eleições, que será disputado entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), mas ainda não se compromete a apoiar um dos dois finalistas da corrida eleitoral de 2022.

Nos últimos dias, houve rumores de que Temer teria decidido apoiar Bolsonaro, com quem manteve uma relação cordial desde a posse do atual mandatário, em janeiro de 2019. No texto, o emedebista se limita a dizer que estará ao lado de quem pacificar o país e defender a Constituição.

Leia também:

“Acompanhando o noticiário sobre as eleições de segundo turno e em resposta a todos que tem me procurado, esclareço que aplaudirei a candidatura que defender a democracia, cumprir rigorosamente a Constituição, promover a pacificação, manter as reformas já realizadas no meu governo e propor ao Congresso Nacional as reformas que já estão na agenda do país”, escreveu Temer.

O MDB, partido do ex-presidente, optou pela neutralidade no segundo turno e liberou os diretórios estaduais a indicarem voto no candidato de sua preferência. A candidata emedebista ao Palácio do Planalto, Simone Tebet (MS), terceira colocada no primeiro turno da eleição, declarou voto em Lula.

Temer perdeu as pontes de contato com o PT a partir do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016, que o alçou ao cargo máximo do país. Desde então, ele passou a ser chamado de “golpista” pela militância petista e por vários líderes da legenda, como Dilma e o próprio Lula.

Uma das principais lideranças do MDB, o ex-presidente também critica a postura da campanha do PT, que promete acabar com o teto de gastos – criado em sua gestão – e rever pontos importantes da reforma trabalhista, promulgada por Temer em 2017.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Além do InfoMoney, teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”.