Economista Gabriel Galípolo será anunciado como secretário-executivo de Haddad, dizem fontes

Expectativa é de que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva revele oficialmente novos nomes de membros de sua gestão ainda hoje

Anderson Figo

Gabriel Galípolo, consultor econômico da campanha de Lula nas Eleições 2022 (Reprodução/Instagram)

O economista Gabriel Galípolo deverá ser o secretário-executivo do Ministério da Fazenda durante a gestão de Fernando Haddad, segundo fontes ouvidas pela Reuters e pela Folha de S.Paulo.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As fontes afirmaram que Galípolo teria sido convidado e já aceitou o cargo, que é considerado o número dois na hierarquia do ministério.

A expectativa é de que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncie oficialmente novos nomes de membros de sua gestão ainda nesta terça-feira (13), uma vez que o governo de transição encerra seus trabalhos hoje.

Galípolo é ex-presidente do banco Fator e muito próximo do futuro ministro da Fazenda e de Lula. Na manhã desta terça, foi o único da equipe técnica de Haddad a participar da reunião com o atual ministro, Paulo Guedes, e a equipe do ministério.

Também nesta terça, a cantora Margareth Menezes informou que aceitou o convite do presidente eleito para ser ministra da Cultura a partir de 2023.

Em Brasília, ela se encontrou com o presidente eleito no hotel em que ele está hospedado e, na sequência, foi até o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde está instalado o governo de transição, e falou com jornalistas.

“Foi uma conversa [com Lula] muito animadora para a gente que é da área da cultura. Nós conversamos e eu aceitei a missão. Recebo isso como uma missão mesmo. Foi uma surpresa para mim também”, disse Margareth.

“Agora é isso: a gente juntar todo mundo, a gente ouvir todo mundo, a gente levantar primeiro o Ministério e fazer a Cultura do Brasil no lugar que ela sempre merece de reconhecimento, que sempre foi reconhecida no mundo inteiro todas as áreas da cultura. As culturas populares, a gente reascender o caminho que foi criado”, completou.

É esperado que Lula oficialize o nome de Margareth também nesta terça, em Brasília.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Anderson Figo

Editor de Minhas Finanças do InfoMoney, cobre temas como consumo, tecnologia, negócios e investimentos.