Datafolha: Nunes tem mais apoio entre lulistas do que Boulos entre bolsonaristas

Um em cada cinco eleitores de Lula em 2022 pretendem apoiar o atual prefeito e candidato à reeleição em São Paulo; apenas 9% dos que votaram em Bolsonaro apoiam Boulos

Fábio Matos

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) - ambos pré-candidatos nas eleições municipais de 2024.

Publicidade

O atual prefeito de São Paulo e pré-candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), vem atraindo mais apoio entre eleitores do “campo adversário” do que seu principal oponente na disputa municipal deste ano, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP). É o que mostram novos dados da pesquisa Datafolha realizada entre 7 e 8 de março.

De acordo com o levantamento, Nunes conta com 21% de intenções de voto entre eleitores que dizem ter votado no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – que já declarou voto em Boulos na disputa em São Paulo. Por outro lado, apenas 9% dos que votaram em Jair Bolsonaro (PL) em 2022 dizem pretender votar em Guilherme Boulos no pleito de outubro.

Embora ainda não tenha se posicionado de forma peremptória sobre as eleições em São Paulo, Bolsonaro tem indicado que apoiará a reeleição de Nunes. O prefeito da capital paulista, inclusive, participou do ato de apoio ao ex-presidente que reuniu centenas de milhares de pessoas na Avenida Paulista, no dia 25 de fevereiro.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Empate técnico na liderança

Segundo a pesquisa do Datafolha, Nunes e Boulos aparecem tecnicamente empatados na preferência do eleitorado paulistano a sete meses do primeiro turno das eleições. O deputado do PSOL tem 30% das intenções de voto, ante 29% do atual prefeito.

Distante do pelotão principal, aparece Tabata Amaral (PSB), com 8% das intenções de voto. A pré-candidata do PSB rachou a base do governo Lula em São Paulo e conta com o apoio do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro do Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porto, Márcio França (PSB), ambos ex-governadores do estado.

Na sequência, segundo o levantamento do Datafolha, são mencionados Maria Helena (Novo), com 7%; Kim Kataguiri (União Brasil), com 4%; e Altino (PSTU), com 2%.

Continua depois da publicidade

De acordo com a pesquisa, 14% dos entrevistados votariam em branco ou nulo se a eleição fosse hoje, enquanto 6% não souberam responder.

Desempenho semelhante dentro das “bolhas”

Dentro de suas próprias “bolhas”, os dois principais pré-candidatos à prefeitura de São Paulo têm desempenho semelhante. Nunes angaria 51% de apoio entre os eleitores de Bolsonaro, enquanto Boulos tem a preferência de 49% entre os apoiadores de Lula.

O Datafolha ouviu 1.090 eleitores na cidade de São Paulo entre os dias 7 e 8 de março de 2024. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-08862/2024.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Além do InfoMoney, teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”.