Confira a agenda do investidor para a segunda semana de fevereiro

Por aqui, destaque para o IPCA de janeiro; lá fora, atenção às reuniões dos bancos centrais da Europa e da Inglaterra

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Dentro da agenda econômica para a segunda semana de fevereiro, os investidores estarão atentos à divulgação de diversos índices de inflação, com destaque para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Além disso, também serão apresentados números do setor industrial brasileiro.

Nos EUA, atenção ao resultado preliminar de fevereiro da confiança do consumidor, bem como o resultado do orçamento do Tesouro norte-americano. Já na Europa, haverà a reunião de política monetária do BCE (Banco Central Europeu) e do Banco da Inglaterra.

> Segunda-feira (6/2)

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

 – Brasil

8h30 – O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

15h00 – O Ministério de Comércio Exterior reporta a balança comercial referente à última semana, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

Continua depois da publicidade

Ainda nesta data, o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) publica a Pesquisa Nacional da Cesta Básica de dezembro, feita mensalmente em 16 capitais brasileiras, na qual se avalia o salário mínimo necessário para a manutenção de uma família, através do valor dos produtos elementares.

  – EUA

Não serão divulgados índices relevantes no país neste dia.

Continua depois da publicidade

> Terça-feira (7/2)

 – Brasil

9h00 – O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional de dezembro, que acompanha a evolução do nível de produto na indústria brasileira.

Publicidade

11h00 – O Dieese revela o Índice de Custo de Vida referente ao mês de janeiro. O relatório contém informações a respeito do custo de vida dos moradores do município de São Paulo.

  – EUA

18h00 – O Federal Reserve divulga o Consumer Credit referente ao mês de dezembro, com objetivo de medir o total de crédito disponível ao consumidor.

> Quarta-feira (8/2)

Continua depois da publicidade

 – Brasil

8h00 – A FGV anuncia também o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) referente à primeira quadrissemana de fevereiro. O índice calcula a taxa mensal da variação dos preços até meados da semana

9h00 – A fundação divulga ainda o IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna) de janeiro, importante medida de inflação nacional.

Publicidade

12h30 – O Banco Central divulga o Fluxo Cambial, com dados sobre o movimento de entrada e saída de dólares do País referentes à última semana.

 – EUA

13h30Sai o relatório de Estoques de Petróleo norte-americano, semanalmente organizado pela EIA (Energy Information Administration). O documento é considerado uma importante medida, já que os EUA são o maior consumidor do combustível.

> Quinta-feira (9/2)

 – Brasil

7h00 – A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisa Econômica) apresenta o IPC referente à primeira quadrissemana de fevereiro. O índice é baseado em uma pesquisa de preços feita na cidade de São Paulo, entre pessoas que ganham de 1 a 20 salários mínimos.

9h00 – O IBGE revela o Levantamento da Produção Agrícola referente ao mês de janeiro.

 – EUA

11h30 – Confira o número de pedidos de auxílio-desemprego (Initial Claims), em base semanal.

13h00 – Sai o Wholesale Inventories de dezembro, relatório que contém informações sobre as vendas e os estoques do setor atacadista.

 – Inglaterra

10h00 – O dia será marcado pela reunião de política monetária do BoE (Bank of England), na qual será definida o rumo da taxa básica de juro.

– Europa

10h45 – O dia será marcado pela reunião de política monetária do BCE (Banco Central Europeu). Os membros dos comitês vão decidir sobre eventuais mudanças nos parâmetros do juro básico.

> Sexta-feira (10/2)

 – Brasil

8h00 – A FGV divulga o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) do primeiro decênio de fevereiro, que é bastante utilizado pelo mercado, e retrata a evolução geral de preços na economia.

9h00 – O IBGE reporta o IPCA e o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), ambos referentes ao mês de janeiro. O IPCA é um dos principais índices utilizados pelo Banco Central para o acompanhamento dos objetivos estabelecidos no sistema de metas de inflação.

9h00 – O instituto também divulgará a Pesquisa Industrial Mensal: Emprego e Salário de dezembro, relatório que trata de mão-de-obra e rendimento do trabalho no Brasil.

9h30 – Ele ainda apresenta a Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil de janeiro, levantamento dos preços e dos custos dos materiais utilizados no setor.

 – EUA

11h30 – Destaque ao Trade Balance (balança comercial) com base no mês de dezembro, que mede a diferença entre os valores das importações e exportações realizadas pelo país.

12h55 – A Universidade de Michigan publica a preliminar do Michigan Sentiment de fevereiro, que mede a confiança dos consumidores na economia norte-americana.

17h00 – O Departamento de Tesouro norte-americano fornece os dados de janeiro do Treasury Budget (orçamento governamental).

Como começa a semana subsequente?

> Segunda-feira (13/2)

 – Brasil

8h30 – O BaCen revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

11h00 – O Ministério de Comércio Exterior reporta a balança comercial referente à última semana, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

 – EUA

Não são esperados indicadores relevantes no país neste dia.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.