Candidato em cidade do Mato Grosso, irmão de Gilmar Mendes recebe apoio de Bolsonaro

Aliança foi selada em um encontro na casa de Francisco Mendes, irmão do ministro do STF, depois de Bolsonaro ter participado de um evento partidário em Diamantino (MT), a 182 quilômetros de Cuiabá

Fábio Matos

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participa de churrasco com o senador Wellington Fagundes (de boné) e o pré-candidato a prefeito de Diamantino (MT), Francisco Mendes (de camisa verde), irmão do ministro do STF Gilmar Mendes (Foto: Victor Zaiden/Divulgação)

Publicidade

Apesar de estar inabilitado eleitoralmente até 2030, por uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continua tendo seu apoio cobiçado por inúmeros pré-candidatos a prefeituras em todo o país. Um deles é o ex-prefeito de Diamantina (MT) Francisco Mendes, irmão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Filiado ao União Brasil, Francisco Mendes tentará retornar ao comando do Executivo municipal nas eleições de outubro deste ano. Apoiado pelo PL na cidade, o irmão do ministro do STF recebeu o apoio oficial de Bolsonaro, em um ato político realizado na segunda-feira (8).

A aliança foi selada em um encontro na casa de Francisco Mendes, depois de Bolsonaro ter participado de um evento partidário na cidade. Na ocasião, o pré-candidato colocou o ex-presidente em contato com Gilmar Mendes, e os dois tiveram uma rápida conversa por telefone.

Continua depois da publicidade

Aliados de Bolsonaro dizem que a visita e o apoio ao irmão de Gilmar Mendes são gestos importantes que podem reduzir a tensão entre o ex-presidente e a Suprema Corte. Bolsonaro é investigado, no STF, em um inquérito comandado pelo ministro Alexandre de Moraes que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado no Brasil após as eleições de 2022.

Leia também:

Nas últimas semanas, em entrevistas e declarações públicas, Gilmar Mendes criticou medidas tomadas por Bolsonaro durante seu governo, principalmente no período da pandemia de Covid-19.

Continua depois da publicidade

Francisco Mendes, irmão de Gilmar, foi prefeito de Diamantino por dois mandatos, de 2001 a 2008. O pequeno município, localizado a 182 quilômetros da capital Cuiabá, tem 22 mil habitantes. A cidade já foi governada pelo pai e pelo avô do ministro do STF.

Nas eleições de 2022, Diamantino foi um dos principais redutos bolsonaristas no Mato Grosso. No segundo turno, o então presidente e candidato à reeleição obteve 62,9% dos votos válidos, contra 37,1% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Leia também:

Publicidade

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Além do InfoMoney, teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”.