AO VIVO Analista Guilherme Cadonhotto revela uma de suas ações preferidas para viver de renda

Analista Guilherme Cadonhotto revela uma de suas ações preferidas para viver de renda

Aldo diz que projeto que eleva os recursos para as prefeituras será aprovado

Objetivo é elevar em um ponto percentual os repasses para o Fundo de Participação dos Municípios

SÃO PAULO – No dia em que começou a 9ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), declarou que o projeto que aumenta o volume de recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) será votado e aprovado.

“Nós vamos votar e aprovar a ampliação do FPM, pelo menos. Tenho consciência do impacto dessa medida para as prefeituras”, declarou Rebelo.

O aumento do repasse do FPM foi anunciado na última segunda-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e faz parte de um projeto, intitulado “minirreforma” tributária, que ainda precisa ser aprovado pelo Congresso e tramita desde 2004 na Câmara.

Elevar em um ponto percentual os repasses

Se realmente aprovada, a medida deverá elevar em um ponto percentual os repasses para o Fundo de Participação dos Municípios, de 22,5% para 23,5%. Esse percentual equivale a um aumento de aproximadamente R$ 1,4 bilhão.

Os recursos do FPM são arrecadados com Imposto de Renda e Imposto sobre Produtos Industrializados. Desde 2003, os prefeitos vinham reivindicando sem sucesso o reajuste dos repasses.