Tesouro Direto

Títulos públicos registram queda dos prêmios na tarde desta segunda-feira

Dia foi movimentado pelo noticiário político e por ameaça de paralisação dos caminhoneiros no Brasil, além de indicadores econômicos no exterior

(Shutterstock)

SÃO PAULO – O mercado de títulos públicos apresentava queda na tarde desta segunda-feira (01), em um dia movimentado pelo noticiário político, diante das eleições para a presidência e a mesa diretora da Câmara e no Senado. A ameaça de paralisação dos caminhoneiros também esteve no radar dos investidores.

No Tesouro Direto, programa de compra e venda dos papéis do governo por pessoas físicas, o prêmio pago pelo Tesouro Prefixado com vencimento em 2026 caía de 7,00%, na tarde de sexta-feira (29), para 6,96% ao ano. Da mesma forma, o Tesouro Prefixado com juros semestrais 2031 pagava uma taxa anual de 7,56%, ante o prêmio de 7,57% anterior.

No grupo de títulos com rentabilidades indexadas à inflação, a taxa real do Tesouro IPCA+ 2035 caía de 3,60% para 3,56% a ano, nesta tarde. O prêmio pago pelo Tesouro IPCA+ 2040 também recuava, de 3,76% para 3,73% a.a.

Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto nesta segunda-feira (01):

Fonte: Tesouro Direto

Noticiário brasileiro

Na cena doméstica, investidores acompanharam a disputa para definir os novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado. No caso da Câmara, a votação está programada para 19h e os dois principais candidatos são Arthur Lira (PP-AL), que é líder do Centrão e tem apoio do governo, e Baleia Rossi (MDB-SP).

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ameaçou em reunião reservada com aliados no domingo aceitar um dos pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira, seu último dia no cargo, disseram à GloboNews e os jornais Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo.

De acordo com esses veículos, a ameaça foi uma reação de Maia à retirada de apoio ao seu candidato à presidência da Câmara, Baleia Rossi (MDB-SP).

Já no Senado, a disputa ocorre entre quatro candidatos: Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Major Olimpio (PSL-SP), Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Simone Tebet (MDB-MS), sendo que os favoritos são Pacheco e Tebet.

Entre as preocupações do dia esteve ainda uma eventual paralisação dos caminhoneiros, convocada por lideranças dos autônomos. Entre outras reivindicações, os caminhoneiros querem redução de cobrança de PIS/Cofins sobre o óleo diesel e o aumento e o cumprimento da tabela do piso mínimo do frete, estabelecido em 2018 após a paralisação de 11 dias.

PUBLICIDADE

Apenas dois incidentes de maior visibilidade foram registrados pela Polícia Rodoviária Federal até agora: em um deles, manifestantes atearam fogo em pneus e tentaram bloquear a BR-060 na altura de Guapó (GO). Já no outro, houve bloqueio parcial da BR-304, nas proximidades de Mossoró (RN).

Em uma rodovia estadual de São Paulo, caminhoneiros tentaram bloquear a Castello Branco e depois conseguiram ocupar duas faixas.

Leia também:
Tesouro Direto: títulos públicos encerram janeiro com queda de até 5,2%

No mercado corporativo, a temporada de resultados ganha força com a divulgação dos números do Itaú Unibanco depois do fechamento do mercado.

Por fim, o relatório Focus divulgado nesta manhã pelo Banco Central mostrou que, pela quarta semana consecutiva, o mercado financeiro revisou para cima as projeções para a inflação este ano, de 3,50% para 3,53%.

Com relação ao desempenho da economia brasileira, após o tombo em 2020 provocado pela pandemia, os economistas consultados pelo Focus estimam crescimento de 3,50% da atividade, ante 3,49% na semana passada.

O mercado ainda vê a taxa Selic encerrando este ano em 3,50% e o dólar terminando dezembro negociado a R$ 5,01.

Cena internacional

No exterior, investidores internacionais deixaram para trás as preocupações em torno do ataque especulativo de pessoas físicas coordenadas em um fórum do Reddit para obrigar grandes fundos de investimento e bancos de Wall Street a zerarem posições vendidas com prejuízo.

PUBLICIDADE

A temporada de resultados corporativos segue aquecida, com grandes empresas como Alphabet, Amazon, Alibaba, Snap, Exxon, Biogen, Pfizer e Chipotle em via de apresentar seus balanços.

No ambiente político, um grupo de 10 senadores republicanos enviou no domingo uma carta ao presidente democrata Joe Biden instando-o a considerar uma proposta de pacote de estímulo econômico menor e mais direcionada para lidar com a pandemia. A proposta atual tem valor de US$ 1,9 trilhão.

Na agenda de indicadores, a atividade industrial da China expandiu no ritmo mais fraco em sete meses no início de 2021, pressionada pela queda nas encomendas de exportação, em meio à pandemia global e ao aumento dos custos.

O PMI do Caixin/Markit caiu a 51,5 no mês passado, nível mais fraco desde junho do ano passado e bem abaixo dos 53,0 de dezembro. A marca de 50 separa crescimento de contração. Analistas consultados pela Reuters projetavam leitura de 52,7.

Na Europa, o crescimento da indústria da zona do euro permaneceu resiliente no início do ano, mas o ritmo também perdeu força em relação a dezembro. O PMI final de indústria do IHS Markit para a zona do euro caiu a 54,8, em janeiro, de 55,2, em dezembro, embora tenha ficado acima da preliminar de 54,7.

Quer ser trader e tem medo de começar? O InfoMoney te ajuda a chegar lá: participe do Full Trader, o maior projeto de formação de traders do Brasil e se torne um faixa preta em 3 meses – inscreva-se de graça!