Renda fixa

Tesouro Direto: taxas de títulos públicos têm queda nesta sexta-feira

Manutenção do veto presidencial ao aumento salarial do funcionalismo público pelos deputados derruba prêmios; nos EUA, Joe Biden oficializa candidatura

Crédito: Shutterstock
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Após subirem na véspera com o aumento da aversão ao risco fiscal, os prêmios pagos pelos títulos públicos negociados via Tesouro Direto apresentavam queda na tarde desta sexta-feira (21).

Ontem, a Câmara dos Deputados decidiu manter o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que impedia a concessão de reajustes salariais, novas contratações e progressão de carreira ao funcionalismo público nos níveis federal, estadual e municipal até o fim de 2021.

O resultado representa uma vitória do governo federal após sofrer surpreendente derrota no Senado Federal, na quarta-feira.

Em nota, o Ministério da Economia parabenizou deputados que votaram pela manutenção do veto. “A possível derrubada traria graves consequências para as contas públicas, em especial de Estados e municípios”, afirma o texto.

Mercado hoje

No Tesouro Direto, o título prefixado com vencimento em 2023 pagava uma taxa de 4,07% nesta tarde, ante 4,16%, na quinta-feira (20). O prêmio pago pelo mesmo papel com juros semestrais e prazo em 2031, por sua vez, recuava de 7,34% para 7,20% ao ano.

Entre os títulos indexados à inflação, o papel com juros semestrais e vencimento em 2040 pagava uma taxa anual de 3,68%, ante 3,75% a.a. anteriormente, enquanto o prêmio pago pelo Tesouro IPCA+2035 cedia de 3,75% para 3,67% ao ano.

No câmbio, o dólar subia 0,9% ante o real, negociado a R$ 5,60, por volta das 16h45.

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos nesta sexta-feira (21):

Fonte: Tesouro Direto

Ambiente internacional

Nos Estados Unidos, o democrata Joe Biden aceitou oficialmente ontem sua nomeação como candidato à presidência dos Estados Unidos. Em seu discurso, ele prometeu devolver a esperança ao país após a “escuridão” da administração de Donald Trump, que tenta a reeleição.

A campanha acontece em meio às tentativas dos EUA de se recuperarem da crise causada pela pandemia de coronavírus.

Ontem, os dados de pedidos de seguro-desemprego mostraram uma alta inesperada, para 1,106 milhão de requisições do benefício na semana passada, indicando que o processo de recuperação pode ser mais longo que o esperado.

Ainda no exterior, os investidores repercutiram hoje o PMI (índice do gerente de compras) Composto da União Europeia, que ficou em 51,6 pontos em agosto, abaixo dos 54,9 pontos registrados no mês anterior, indicando que a economia da região perde força.

Curso gratuito do InfoMoney ensina como lucrar na Bolsa fazendo operações que podem durar poucos minutos ou até segundos: inscreva-se!