Tesouro Direto: taxas de títulos públicos têm alta nesta segunda-feira

Investidores monitoraram orçamento doméstico, avanço da Covid-19, pacote de estímulos nos EUA e reabertura do Reino Unido

Mariana Zonta d'Ávila

Dinheiro na carteira (Brenda Beth/Getty Images)

Publicidade

SÃO PAULO – Os prêmios pagos pelos títulos públicos negociados via Tesouro Direto apresentavam alta na tarde desta segunda-feira (29).

O papel prefixado com vencimento em 2024 pagava um prêmio anual de 8,28%, ante taxa de 8,14% a.a. na sexta-feira (26). Da mesma forma, o título com prazo em 2026 oferecia um prêmio anual de 8,81%, acima dos 8,68% pagos anteriormente.

Entre os papéis com retornos indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2035 pagava nesta tarde juro real de 4,08%, contra 4,06% no pregão anterior, enquanto a taxa do Tesouro IPCA+ com juros semestrais 2030 subia de 3,87% para 3,89% ao ano.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Confira os preços e as taxas atualizadas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto nesta segunda-feira (29):

Fonte: Tesouro Direto

Orçamento e Covid-19

Entre os destaques do dia na agenda doméstica, um grupo de deputados de dez partidos enviou ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) uma carta em que pede explicações sobre como o Poder Executivo pretende cumprir o teto de gastos sem recorrer a “pedaladas fiscais”.

Eles questionam o modelo do Orçamento aprovado em 25 de março, marcado por corte de despesas primárias obrigatórias e elevação de gastos em outras áreas para viabilizar emendas parlamentares.

Continua depois da publicidade

De acordo com o jornal Valor Econômico, Bolsonaro já se prepara para enviar ao Congresso um projeto de lei de crédito suplementar para cancelar determinadas despesas, especialmente aquelas adicionadas pelo relator-geral da proposta, Márcio Bittar (MDB-AC).

O governo também deve enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei de crédito suplementar visando recompor as dotações de despesas obrigatórias cortadas por Bittar.

Destaque ainda para os pedidos de demissão nesta segunda do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e também do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.

No noticiário de coronavírus, o Brasil bateu pela terceira vez no domingo (28) seu recorde de mortes por Covid-19 na média móvel de sete dias, com 2.598 casos – alta de 40% frente à média de 14 dias atrás.

Além da fila por leitos e da falta de oxigênio e remédios, hospitais de ao menos nove estados são pressionados pela falta de profissionais para atuarem em UTIs, mostra reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.

Entre os indicadores econômicos, o relatório Focus divulgado pelo Banco Central nesta manhã revelou que o mercado financeiro elevou, pela 12ª semana consecutiva, a projeção para a inflação este ano, desta vez de 4,71% para 4,81%.

Para 2022, as apostas se mantiveram inalteradas, com expectativa de alta de 3,51% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Com relação ao desempenho da economia brasileira, após contração de 4,1% em 2020 em meio à pandemia de coronavírus, economistas consultados pela autoridade monetária preveem uma expansão de 3,18% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021, levemente abaixo do crescimento de 3,22% esperado na semana passada. Esta é a quarta revisão para baixo seguida no indicador.

Houve queda ainda nas projeções para 2022, com o mercado estimando expansão de 2,34% da atividade, contra 2,39% anteriormente.

Por fim, no que tange às estimativas para a taxa básica de juros, elas se mantiveram em 5,00% em dezembro deste ano, subindo para 6,00% até dezembro do ano que vem.

Pacote nos EUA e Reino Unido

Na cena global, investidores aguardaram novos sinais do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre um pacote de infraestrutura, que poderia custar mais de US$ 3 trilhões. Espera-se que o democrata revele seus planos ao viajar a Pittsburgh na próxima quarta.

Na Europa, as atenções recaíram sobre a reabertura da economia do Reino Unido depois de um duro período de lockdown.

Na região, o impasse sobre a vacina também seguiu no radar, com a União Europeia ameaçando bloquear a exportação de vacinas para fora da área, até que a AztraZeneca cumpra com as metas para vendas regionais.

Na China, os lucros anuais das indústrias saltaram nos dois primeiros meses de 2021, destacando uma recuperação no setor industrial do país e ampla retomada na atividade econômica da crise do coronavírus.

Investidores também acompanharam os preços do petróleo, pressionados pelo impasse que se arrasta há quase uma semana, após o Canal de Suez, uma das principais rotas marítimas do mundo, ser bloqueado pelo porta-contêineres Ever Given.

Nesta madrugada, com a ajuda do aumento da maré e de dez rebocadores, a embarcação foi desencalhada. A previsão é de que o tráfego na rota seja retomado em três dias.