Decisão em linha com a da B3

Tesouro Direto: operações serão mantidas durante feriado em São Paulo

Negociações ficaram suspensas durante boa parte desta terça-feira, diante da indefinição sobre a operação no feriado

(Shutterstock)

SÃO PAULO – O Tesouro Direto, programa de compra e venda de títulos públicos do governo federal, informou na tarde desta terça-feira (19) que funcionará normalmente para investimentos e resgates nos dias 20, 21, 22 e 25 de maio.

As datas correspondem à antecipação, pela prefeitura de São Paulo, dos feriados de Corpus Christi e do dia da Consciência Negra. O dia 22, contudo, é considerado ponto facultativo. O objetivo é aumentar os índices de isolamento social na capital e diminuir o contágio pelo coronavírus.

Existe ainda a possibilidade de a Assembleia Legislativa aprovar a proposta do governador João Doria de antecipar o feriado estadual de 9 de julho para o dia 25 de maio, próxima segunda-feira.

Pela manhã e parte da tarde desta terça-feira (19), as negociações ficaram suspensas no Tesouro Direto, em meio às incertezas sobre o funcionamento do mercado financeiro durante o feriado, dado que os preços e as taxas dos títulos públicos dependem da definição da data de liquidação das operações no programa.

A decisão do Tesouro vem em linha com a anunciada pela B3, a Bolsa brasileira, de manter todas as suas atividades de registro, negociações, custódia, compensação e liquidação de operações, em horários regulares, nos próximos dias.

Pela manhã, o Banco Central esclareceu, por meio de comunicado ao mercado, que o feriado de Corpus Christi ocorrerá, em todo o Brasil, no dia 11 de junho de 2020.

Este será o dia considerado não útil para fins de “operações praticadas no mercado financeiro, inclusive quanto às atividades e aos sistemas de responsabilidade desta autarquia”.

Desta forma, a B3 não vai funcionar nesta data de junho, seguindo a orientação do BC e mantendo, assim, seu calendário operacional para 2020, que foi definido no ano passado.

Como ler o mercado financeiro e aproveitar as oportunidades: conheça o curso A Grande Tacada, do Fernando Góes – de graça nos próximos dias!