Bolsa e bancos vão funcionar normalmente nos dias de “feriadão” em São Paulo

Pela manhã, o BC esclareceu que o feriado "financeiro" (ou seja, dia não útil) de Corpus Christi ocorrerá, em todo o Brasil, no dia 11 de junho

Equipe InfoMoney

(Divulgação)

SÃO PAULO – A B3 (B3SA3), operadora da Bolsa brasileira, afirmou em ofício que manterá todas as suas atividades de registro, negociações, custódia, compensação e liquidação de operações, em horários regulares, nos dias 20, 21, 22 e 25 de maio, durante o “megaferiado” na cidade de São Paulo.

Um decreto da prefeitura de São Paulo “antecipou” o feriado de Corpus Christi na cidade para 20 de maio. Já o feriado municipal do dia da Consciência Negra, originalmente marcado para 20 de novembro, ocorrerá no dia 21 deste mês. Dia 22 é considerado ponto facultativo.

Publicidade

Existe ainda a possibilidade de a Assembleia Legislativa do estado também aprovar a proposta do governador João Doria de antecipar o feriado estadual de 9 de julho para o dia 25 de maio, próxima segunda-feira.

O objetivo é aumentar os índices de isolamento social na capital e diminuir o contágio pelo novo coronavírus. Mas desde ontem havia uma incerteza sobre o funcionamento de bancos, corretoras e da B3 nesses dias.

Hoje pela manhã o Banco Central esclareceu por meio de um comunicado ao mercado que o feriado de Corpus Christi ocorrerá, em todo o Brasil, no dia 11 de junho de 2020.

Este será o dia considerado não útil para fins de “operações praticadas no mercado financeiro, inclusive quanto às atividades e aos sistemas de responsabilidade desta autarquia”.

Entre essas operações e sistemas estão, segundo o BC, o Sistema de Transferência de Reservas (STR), o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), o cálculo para a taxa Selic e a apuração da Ptax.

A B3 informou que não vai funcionar em 11 de junho, seguindo a orientação do Banco Central, e mantendo assim seu calendário operacional para 2020, que foi definido no ano passado.

Como haverá negociações nos dias do “megaferiado”, as corretoras também funcionarão — ou seja, os clientes vão poder comprar e vender ativos, ou receber os pagamentos programados para essas datas normalmente se já tiverem solicitado resgates.

Bancos

Assim como a Bolsa, os bancos também funcionarão normalmente nos dias do “megaferiado” em São Paulo. Em nota divulgada na tarde desta terça-feira (19), a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) afirmou que as agências estarão abertas nos dias 20 e 21 de maio.

Segundo a entidade, as atividades operacionais dos bancos na cidade de São Paulo seguirão inalteradas, para assegurar a prestação dos serviços bancários essenciais à população, inclusive a continuidade do crédito da segunda parcela do auxílio emergencial, que começou a ser feito no último dia 18.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“No entanto, sensíveis à necessidade de que sejam observados os cuidados para mitigar a situação de risco à saúde pública decorrente da Covid-19, a Febraban recomenda aos clientes e usuários da rede bancária que evitem ao máximo deslocamento até às agências bancárias, uma vez que estarão funcionando de forma contingenciada, com equipes reduzidas e horários restritos de funcionamento das 10 às 14 horas, nos termos da Circular nº 3.991, editada pelo Banco Central em 19 de março de 2020”, disse a nota.

Com isso, é importante saber que as datas de vencimento de contas nos dias 20 e 21 não sofrerão alteração. Portanto, quem deixar de pagar vai estar sujeito à cobrança de juros.

A decisão da Febraban contraria o pedido do Sindicato dos Bancários de São Paulo para que as instituições financeiras acatassem os feriados antecipados sancionados pelo prefeito Bruno Covas.

Continua depois da publicidade

O sindicato havia defendido que as medidas são importantes para reforçar o isolamento social e deter a pandemia de coronavírus.

Como ler o mercado financeiro e aproveitar as oportunidades: conheça o curso A Grande Tacada, do Fernando Góes – de graça nos próximos dias!