Tesouro Direto: juros dos prefixados revertem queda e passam a subir, mas retornos seguem abaixo de 12% ao ano

Em dia de agenda externa esvaziada, mercado monitora a aprovação da MP do Auxílio Brasil na Câmara e os dados da prévia de inflação

Bruna Furlani

(Getty Images)

Publicidade

SÃO PAULO – A quinta-feira (25) é marcada pela divulgação da prévia da inflação oficial, que veio um pouco acima do que os economistas previam, mas não trouxe grandes novidades em relação a alta de preços.

Investidores também repercutem a aprovação do texto-base da Medida Provisória que institui o Auxílio Brasil, pela Câmara, agora à tarde.

Mesmo sem grandes surpresas no cenário local, os títulos públicos negociados no Tesouro Direto apresentam movimento misto na tarde desta quinta-feira. Os juros oferecidos pelos papéis prefixados recuam, enquanto os papéis atrelados à inflação são negociados perto da estabilidade.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Às 15h20, o Tesouro Prefixado 2024, por exemplo, oferecia juro de 11,95% ao ano, acima dos 11,83% ao ano, vistos no início do dia, e dos 11,87% ao ano, da sessão anterior. Da mesma forma, o retorno oferecido pelo Tesouro Prefixado 2031 era de 11,67%, contra 11,56% na abertura dos negócios. O percentual também é superior aos 11,54% ao ano registrados um dia antes.

Com isso, a diferença entre a remuneração do título de prazo mais curto (2024) e o de prazo mais longo (2031) recuava para 28 pontos-base, contra 49 pontos-base na terça-feira (23), dia de maior estresse. Entenda o que explica esse fenômeno em que os papéis de vencimento mais próximo oferecem juros maiores do que os de prazo mais alongado.

Já entre os títulos atrelados à inflação, às 15h20, as taxas reais oferecidas pelo Tesouro IPCA+ 2026 estavam em 5,10% – mesmo valor registrado um dia antes. O Tesouro IPCA+ 2055, com pagamento semestral de juros, por sua vez, oferecia juros reais de 5,30% ao ano, em linha com os 5,31% da tarde de ontem (24).

Continua depois da publicidade

Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto que eram oferecidos na tarde desta quinta-feira (25): 

Taxas Tesouro Direto
Fonte: Tesouro Direto

IPCA-15

Entre os destaques da agenda econômica estão os dados da prévia da inflação oficial de novembro. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) teve alta de 1,17% em novembro frente ao mês de outubro.

Esse foi o maior valor para o mês desde 2002. No ano, o indicador avança 9,57% e nos últimos 12 meses, já subiu 10,73%.

O indicador veio levemente acima do projetado por economistas consultados pela Refinitiv, que esperavam que ele ficasse em 1,10% frente a outubro e avançasse 10,65% na comparação anual.

O maior impacto individual no índice no mês (0,40 p.p) veio da gasolina, que teve alta de 6,62% e influenciou o resultado dos transportes, que registraram, de longe, a maior variação (2,89%) e o maior impacto (0,61 p.p.) entre os grupos pesquisados. No ano, o combustível acumula variação de 44,83% e, em 12 meses, de 48%.

“Apesar da alta no índice, ele não trouxe exatamente nenhuma novidade. Em termos agregados, sabemos que a inflação segue persistente. Gasolina e gás continuam tirando o sono do brasileiro”, afirmou André Perfeito, economista-chefe da Necton em nota. “Como não traz exatamente nenhuma novidade, o impacto tende a ser limitado”.

Ao analisar os dados da prévia de inflação, Alberto Ramos, economista-chefe para América Latina do Goldman Sachs, disse, contudo, que o IPCA-15 trouxe pressões de alta expressiva nos núcleos (0,87%) e em bens duráveis ​​industriais e semiduráveis.

Em relatório, o economista do Goldman Sachs afirmou ainda que a inflação surpreendeu positivamente em todos os principais grupos, com exceção de alimentos consumidos em casa e fora de casa e na parte de comunicações. Ele também destacou o impacto das pressões inflacionárias sobre a política monetária.

“Em um cenário de intensas pressões inflacionárias e piora do balanço de riscos, a probabilidade do Banco Central conseguir conduzir a inflação para a meta de 3,50% em 2022 é, nesta fase, muito baixa”, avaliou Ramos.

Auxílio Brasil, PEC dos Precatórios e saneamento

Na agenda política, o destaque está no plenário da Câmara dos Deputados, que aprovou agora à tarde, por 344, o texto-base da medida provisória que instituiu o Auxílio Brasil (MPV 1.061/2021) ‒ programa de transferência de renda que substitui o Bolsa Família ‒ e o Alimenta Brasil ‒ que entra no lugar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Os parlamentares agora se debruçam sobre os destaques apresentados pelas bancadas para modificar o texto. Superada essa etapa, ele segue para o Senado Federal.

Para que não perca a validade, a MPV, editada em agosto, precisa ter a tramitação concluída no Congresso Nacional e ser sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) até 7 de dezembro. Saiba mais detalhes sobre a MP nesta matéria.

Outro tema que segue no radar é a PEC dos Precatórios. Após pedido de vista sobre o parecer apresentado por Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), líder do governo e relator da PEC no Senado, a votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado foi remarcada para a próxima terça-feira (30).

Ainda na agenda política, o Supremo Tribunal Federal (STF) vai retomar nesta quinta-feira, o julgamento das ações que questionam o Marco Legal do Saneamento, em vigor desde julho de 2020.

O julgamento será reiniciado com a manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que durante a tramitação do caso na Corte já se posicionou pela manutenção do marco. Após a sustentação da PGR, os ministros poderão iniciar o processo de votação.

Radar externo

Na cena internacional, o foco do mercado segue na piora da Covid-19 na Europa. A elevação de novos casos tem feito com que mais países implementem medidas de restrição de mobilidade. Na quarta-feira, a Itália anunciou novas medidas de distanciamento social.

Também na véspera, foi anunciado um novo acordo para governo de coalizão na Alemanha entre o Partido Social Democrata, o Partido Verde e Partido Liberal Democrata. Assim, o ex-ministro das Finanças da Alemanha, Olaf Scholz, deverá se tornar o novo chanceler do país quando Angela Merkel, da União Democrata Cristã, deixar o cargo no início de dezembro.

Nos Estados Unidos, o dia é de bolsas fechadas por causa do feriado de Ação de Graças. Ontem, os principais índices americanos encerraram o dia perto da estabilidade, ou em leve alta, com a notícia de que os dirigentes do Federal Reserve, que é o banco central americano, se mostraram preparados para aumentar os juros, caso a inflação siga avançando.

“Vários participantes observaram que o Comitê deve estar preparado para ajustar o ritmo de compras de ativos e aumentar o intervalo da meta para a taxa de fundos federais mais cedo do que os participantes anteciparam, caso a inflação continuasse a correr acima dos níveis consistentes com os objetivos do Comitê”, disseram os dirigentes na ata da última reunião do Federal Open Market Committee (Fomc, na sigla em inglês).

Quer sair da poupança, mas não sabe por onde começar? Esta aula gratuita com a sócia da XP mostra como fazer seu dinheiro render mais, sem precisar assumir mais riscos.