Leve queda dos prêmios

Tesouro Direto: confira os preços e as taxas dos títulos públicos nesta quarta-feira

Investidores monitoraram pausa dos testes de vacina contra a Covid-19, avanço da doença no Reino Unido e pacote de estímulos nos EUA

Brazilian currency. Money on the wooden table in one hundred and fifty reais banknotes.
(Rmcarvalho/Getty Images)
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Os prêmios pagos pelos títulos públicos negociados via Tesouro Direto operam próximos da estabilidade na tarde desta quarta-feira (14).

O título indexado à inflação com vencimento em 2035 pagava uma taxa anual de 4,06%, a mesma apresentada na terça-feira (13). O prêmio pago pelo mesmo papel com juros semestrais e prazo em 2040, por sua vez, se mantinha em 4,00% ao ano.

Entre os papéis prefixados, o com vencimento em 2023 oferecia um prêmio anual de 4,72%, frente a 4,70% a.a. anteriormente. Já o juro pago pelo Tesouro Prefixado com juros semestrais e vencimento em 2031 recuava de 7,80% para 7,77% ao ano.

No Tesouro Selic, a taxa de deságio, que chegou a 0,37% na quinta-feira (08), voltou a apresentar queda nesta quarta. Nesta tarde, o papel pagava a variação da Selic acrescida de uma taxa de deságio próxima de 0,20% ao ano, ante 0,27% a.a. ontem.

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos nesta quarta-feira (14):

Fonte: Tesouro Direto

Quadro internacional

Na cena externa, continuou a pesar sobre o mercado a interrupção de testes da vacina e de medicamento contra o coronavírus desenvolvidos, respectivamente, pela Johnson & Johnson e pela Eli Lilly.

As atenções também recaíram sobre o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, que está sendo pressionado para voltar a implementar uma quarentena nacional no país devido ao aumento do número de casos de coronavírus.

Johnson resiste, optando por medidas mais drásticas apenas em algumas partes do país, porque o Produto Interno Bruto (PIB) do país no segundo trimestre do ano foi um dos mais afetados pela crise econômica.

Leia também:
Expectativa de recuperação econômica precisa ser realista, diz Howard Marks, da Oaktree Capital

Outro fator que contribuiu para uma maior cautela dos mercados nesta quarta-feira foi a demora para a aprovação de um novo pacote financeiro nos Estados Unidos, para a aliviar os efeitos causados pela pandemia.

O último pacote, de US$ 3 trilhões, foi aprovado em maio. Na semana passada, o governo de Donald Trump indicou que não discutiria um novo pacote até as eleições, em 3 de novembro. Mudou de tom, no entanto, e apresentou uma oferta de US$ 1,8 trilhão na sexta-feira (9).

Nancy Pelosi, representante do partido Democrata, que tem maioria no Congresso, disse, no entanto, que os termos do pacote não abordam preocupações importantes.

Ainda na sexta, o porta-voz de Pelosi, Drew Hammil, escreveu no Twitter que “é especialmente preocupante a ausência de um acordo a respeito de um plano estratégico para acabar com o vírus”. Desde então, não houve grandes sinais de avanço quanto à proposta.

Cena doméstica

No Brasil, investidores monitoraram a prorrogação, até o fim do ano, do programa que permite ao empregador reduzir a jornada de trabalho e o salário de funcionários.

Entre os indicadores domésticos, o volume de serviços prestados subiu 2,9% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal.

Leia mais:
Para atrair recursos para prazos mais longos, Tesouro vai precisar aumentar prêmios, diz diretor do Banco Central

Segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esta foi a terceira taxa positiva seguida, acumulando alta de 11,2%, no período.

Quer aprender a fazer trades rápidos? Analista disponibiliza treinamento gratuito de scalping por tempo limitado – clique aqui para participar!