Podcast Outliers

Sem perder o otimismo, Duda, da Occam, aposta em “temas simples” para vencer a crise

Tecnologia e juros baixos norteiam estratégia do CIO da Occam Brasil, convidado do mais novo episódio do podcast Outliers

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Com um espírito competitivo desde cedo, que o levou a ser atleta de elite, Carlos Eduardo Rocha, mais conhecido por seu apelido, Duda, diz que está à frente da gestora Occam Brasil para brigar por retorno.

CIO da gestora carioca, que é resultado do processo de segregação da Brasil Plural, Duda tem sob sua responsabilidade mais de R$ 12 bilhões sob gestão, em uma casa com cerca de 30 pessoas, das quais 20 sócias.

Com mais de 25 anos de mercado, o gestor afirma que, apesar da crise deste ano, nunca deixou de estar otimista, mas ressalta que, em tempos de maior turbulência, o investidor precisa entender a perda de correlações dos mercados para ter um bom desempenho.

“O investidor tem que respeitar que os mercados se comportam de forma irracional em momentos de não convergência ao fundamento. Esse é o padrão deles, não tente entender. Tem que saber respeitar e antecipar isso.”

Na crise atual, Duda conta que observou que os temas simples e essenciais da gestora, cujo foco está nas estratégias de ações e multimercado macro, ficaram ainda mais fortes: tecnologia e juros baixos.

“Nunca deixei de ser otimista e perseguir os mesmos temas, sempre tive proteções favoráveis”, afirma.

Já a visão sobre setores como bancos, varejo tradicional e shoppings é mais pessimista, com a avaliação de que terão que mudar para sobreviver em um novo cenário.

Duda é o convidado do mais novo episódio do podcast Outliers, apresentado por Samuel Ponsoni, analista de fundos da XP.

Maior trauma da carreira

No programa, o engenheiro conta sua trajetória no mercado financeiro, as grandes lições e os principais erros no caminho, além de abordar a mudança mais drástica de cenário já enfrentada. No caso, em 2016, no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

“O único ano em que os fundos da Occam não bateram o benchmark foi 2016, mudei inclusive a regra de risco”, conta Duda.

Com uma demora maior que a desejada para ajustar as posições à época, o gestor lembra que aquele foi o momento mais traumático de sua história, dado que estava liderando o processo. “Nem foi uma perda, deixei de ganhar, performei pior que o mercado. Foi um grande aprendizado.”

Duda é um dos nomes do mercado financeiro formados pela renomada equipe do Pactual, onde iniciou a carreira em 1995 e pode trabalhar ao lado de André Jakursi e Florian Bartunek.

Na instituição, o gestor passou por diferentes áreas, como de vendas, análise fundamentalista de ações, risco e custódia, tesouraria e gestão.

Depois de 15 anos no banco, atuou como diretor responsável pela área de gestão de recursos do grupo Brasil Plural, até sair em 2018 para formar a Occam Brasil.

Hoje, a casa tem quatro gestores de ações e cinco com foco na estratégia macro. Duda conta que uma das principais características da Occam é ter um comitê de investimentos e tomar as decisões relevantes para o portfólio em unanimidade.

É possível conferir o episódio completo e os anteriores do Outliers por Spotify, Deezer, Spreaker, Apple e demais agregadores de podcast.

Conheça as melhores análises e oportunidades em Fundos Imobiliários: participe do FII Summit, entre 22 e 24 de setembro – online e gratuito!