URGENTE Toffoli obriga forças-tarefa da Lava-Jato a compartilhar dados com a PGR

Toffoli obriga forças-tarefa da Lava-Jato a compartilhar dados com a PGR

Outliers

André Jakurski: “Nos mercados, nem sempre a lógica prevalece – senão os cientistas seriam os grandes ganhadores”

Neste episódio do podcast Outliers, um dos mais respeitados investidores do país conta como toma decisões e como atravessou dezenas de crises

SÃO PAULO – Com quase cinco décadas de experiência no mercado financeiro, Andre Jakurski é um dos mais respeitados e bem-sucedidos investidores do país – e um dos pouquíssimos que conseguem ganhar dinheiro, ano após ano, como trader, fazendo investimentos com horizontes curtos (poucas semanas ou mesmo dias).

Jakurski tem uma visão (negativa) sobre as consequências de longo prazo da crise atual – “estamos salvando o presente e sacrificando o futuro”, diz ele.

PUBLICIDADE

“Mas a tomada de decisão (de investimento) não depende do cenário de longo prazo. Somos oportunistas.”

Neste episódio do podcast Outliers, Jakurski explica como funciona o processo de investimento da gestora que ele fundou em 1998, a JGP, que tem hoje mais de R$ 16 bilhões sob gestão – e como atravessou dezenas de crises.

No DNA da JGP, diz ele, estão “a cultura de preservação do patrimônio e o respeito a risco e limites”.

“Usamos várias técnicas para conseguir sobreviver”, afirma. “Erramos muito. O objetivo é acertar mais do que errar.”

Antes da JGP, Jakurski fundou, com outros sócios, o banco Pactual. “Fui criado na base de choques frequentes”, diz. Nos anos 80, lembra, “eu era um pato novo no mercado e as pancadas vinham de todo lado”.

Entre as crises que mais marcaram o gestor, não está a atual, provocada pela pandemia do coronavírus. As mais assustadoras foram a que veio com o Plano Cruzado, em meados da década de 80, e a de 2008, quando ele temeu que uma onda de quebras de bancos americanos pudesse colocar em risco a funcionalidade do mercado por anos.

PUBLICIDADE

No podcast, ele conta quais lições tirou desses períodos conturbados. Uma delas: “Nos mercados, nem sempre a lógica prevalece – senão os cientistas seriam os grandes ganhadores.”

Este é o quarto episódio do podcast Outliers, apresentado por Samuel Ponsoni, analista de fundos da XP. Os primeiros tiveram como entrevistados Márcio Appel, fundador da Adam, Mário Torós e Rodrigo Azevedo, sócios da Ibiuna, e Marcelo Urbano, fundador da Augme.

É possível seguir e escutar os episódios de Outliers por Spotify, Deezer, Spreaker, Apple e demais agregadores de podcast.

O Segredo das Tesourarias: aprenda como lucrar da mesma forma que os bancos em um curso gratuito do analista e matemático Su Chong Wei