Renda fixa

Prêmios dos títulos públicos prefixados negociados no Tesouro Direto acentuam alta na tarde desta quinta-feira

Investidores acompanham mais desdobramentos sobre o reajuste da bandeira tarifária e da CPI da Covid, além de dados do Caged

SÃO PAULO – As taxas pagas pelos títulos públicos prefixados negociados no Tesouro Direto acentuaram um pouco mais o movimento de alta na tarde desta quinta-feira (1) em relação ao visto no começo do dia. A atenção dos investidores ainda está nos desdobramentos sobre a cobrança mais alta no preço da bandeira vermelha patamar 2 para julho e na possibilidade de mais reajustes nos meses seguintes pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O receio do mercado é que a decisão gere mais pressões inflacionárias e, consequentemente, um ajuste mais duro nos juros por parte do Banco Central.

Ainda no cenário nacional, o investidor acompanha hoje dados de emprego divulgados pelo novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de maio e o depoimento de Luiz Paulo Dominguetti, autointitulado representante da empresa Davati Medical Supply.

Na última atualização de preços do dia no Tesouro Direto, o prêmio do título com vencimento em 2024 subia de 8,11%, no fechamento de terça, para 8,22%, nesta tarde. Da mesma forma, a taxa do papel prefixado com vencimento em 2026 avançava de 8,49% para 8,60%.

Nos últimos dias, as negociações do papel prefixado que oferece pagamento de juros semestrais e tem vencimento em 2031 estavam suspensas porque o pagamento do cupom desse papel é feito nesta quinta-feira (1).

De acordo com o Tesouro Direto, a suspensão das negociações para a compra do título ocorre quatro dias úteis antes do pagamento do cupom. Já no caso de resgates, as negociações são suspensas dois dias úteis antes do pagamento de cupom.

Leia também:
Tesouro Direto: títulos públicos têm queda de até 6,50% dos preços em junho e de mais de 13% no semestre

Entre os papéis com retornos atrelados à inflação, as taxas se mantiveram estáveis ou em leve queda durante a tarde, na comparação com os preços da manhã.

Na atualização após o almoço, os títulos do tipo Tesouro IPCA+ com vencimentos em 2035 e 2045, por exemplo, continuaram a pagar o mesmo retorno real da sessão anterior: 4,13%. No mesmo horário, os títulos com vencimento em 2055 e juros semestrais ofereciam juro real de 4,42%, contra os 4,44% que eram pagos um dia antes.

PUBLICIDADE

Confira os preços e as taxas atualizadas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto nesta quinta-feira (1):

Taxas Tesouro Direto
Fonte: Tesouro Direto

Emprego e produção industrial

Na agenda doméstica, o mercado monitora a divulgação dos dados sobre o saldo líquido de vagas criadas em maio pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Segundo dados divulgados agora pela manhã, o mercado de trabalho brasileiro registrou em maio a abertura de 280.666 vagas com carteira assinada, resultado de cerca de 1,5 milhões de admissões e aproximadamente 1,3 milhões de desligamentos.

De acordo com a mediana da pesquisa Refinitiv, o mercado esperava criação líquida de 150 mil vagas de trabalho com carteira assinada em maio pelo Caged.

Com metodologia diferente, o IBGE também divulgou ontem dados sobre o emprego no país. Segundo a instituição, a taxa de desemprego no país foi de 14,7% no trimestre fechado em abril, 0,5 ponto percentual acima do trimestre encerrado em janeiro.

Na comparação com os números entre novembro e janeiro, o número de desempregados cresceu 3,4%, com mais 489 mil pessoas desocupadas, totalizando 14,8 milhões buscando um trabalho no país.

CPI da Covid

Ainda no Brasil, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia do Senado Federal interroga, desde o começo da manhã, Luiz Paulo Dominguetti, autointitulado representante da empresa Davati Medical Supply.

Em depoimento à CPI, Dominguetti confirmou que o então diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, pediu-lhe propina no valor de US$ 1 dólar por dose para acertar a aquisição de 400 milhões de doses da vacina da AstraZeneca.

PUBLICIDADE

O representante da empresa confirmou à CPI o relato que fez em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. Roberto Dias foi exonerado do cargo logo após a divulgação da denúncia.

Reforma tributária

Ainda no cenário nacional, com a sinalização de que o projeto de lei referente à reforma tributária encaminhado na última sexta-feira (25) pelo governo pode sofrer mudanças no Congresso, investidores continuam a acompanhar de perto o tema.

No caso dos títulos públicos, o governo propõe que os rendimentos sejam tributados na fonte com uma alíquota única de 15%, a partir de 1º de janeiro de 2022. Hoje, segundo a tabela regressiva do IR, a tributação da renda fixa é de 22,5% para aplicações de até 180 dias, com uma alíquota que cai gradualmente e chega a 15% apenas para investimentos acima de 720 dias.

Leia mais:
• Quais investimentos poderão manter a isenção de IR com a reforma tributária?

De olho no exterior

No cenário internacional, investidores seguem de olho nos sinais de recuperação da economia e do emprego, além do avanço da inflação. Analistas verificam se a pressão inflacionária tem caráter mais temporário ou se poderia durar mais tempo do que o previsto, o que poderia levar o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) a antecipar ajustes na taxa de juros do país.

Segundo dados divulgados hoje pelo Departamento do Trabalho americano, o número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos caiu 51 mil na semana encerrada em 26 de junho, a 364 mil, atingindo nova mínima desde o início da pandemia de covid-19, levando em conta ajustes sazonais.

O resultado veio abaixo da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam queda a 390 mil.

A atenção do mercado internacional também está voltada para a reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+). Com o aumento da demanda, vindo da reabertura das economias, a expectativa é um aumento da oferta de 500 mil barris por dia, número que ainda significaria pressão altista para o terceiro trimestre de 2021.

Taxa de custódia

PUBLICIDADE

O investidor com aplicações em títulos públicos por meio do Tesouro Direto também deve se preparar para a cobrança do único custo obrigatório que recai sobre o programa.

Nesta quinta-feira (1), será feita a cobrança pela B3 da taxa de custódia, que corresponde a 0,25% ao ano, com divisão em duas parcelas de 0,125%, e recai sobre o valor total aplicado pelo Tesouro. O custo é referente aos serviços de guarda dos títulos e às informações e movimentações dos saldos.

As estratégias dos melhores investidores do país e das melhores empresas da Bolsa, premiadas num ranking exclusivo: conheça os Melhores da Bolsa 2021