Renda fixa

Após caírem pela manhã, taxas de títulos do Tesouro Direto sobem na tarde desta quinta-feira

Investidores monitoraram cenário político e dados de serviços no Brasil; nos EUA, atenção recaiu sobre pedidos de auxílio-desemprego

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – As taxas pagas pelos títulos públicos negociados via Tesouro Direto viraram para alta na tarde desta quinta-feira (13), após operarem em queda na parte da manhã.

No Brasil, a principal preocupação do dia foi com as medidas de cunho fiscal. O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que quer evitar que a regra do teto de gastos seja flexibilizada, embora ocorra, dentro do governo, uma pressão para o aumento de gastos como forma de lidar com a pandemia de coronavírus.

Outra agenda de Guedes é a criação da carteira de trabalho verde amarela, que permitiria a contratação de trabalhadores pelo regime de horas. O objetivo é estimular a criação de novas vagas.

Vale destacar que, na véspera, o presidente Jair Bolsonaro se reuniu com Guedes e com os presidentes da Câmara e do Senado para mostrar apoio ao ministro e defender o teto de gastos, em uma iniciativa após a reação negativa do mercado à debandada de secretários, diante do receio de desidratação da agenda liberal.

Entre os indicadores domésticos, o volume de serviços cresceu 5% em junho, ante maio, após quatro meses de queda, relevou nesta manhã a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação a junho do ano passado, o volume de serviços caiu 12,1%. Com o resultado, o setor passa a acumular queda de 8,3% no ano até junho. Em 12 meses, o recuo é de -3,3%.

Mercado hoje

No Tesouro Direto, o título prefixado com vencimento em 2026 pagava uma taxa de 6,53% ao ano, ante 6,45% a.a. na quarta-feira (12). O prêmio pago pelo mesmo papel com juros semestrais e vencimento em 2031, por sua vez, subia de 7,16% para 7,27% ao ano.

Leia também:
Quais investimentos devem compor sua carteira com Selic a 2% e Ibovespa acima dos 100 mil pontos?
Juros reais negativos: como você deve investir com uma inflação acima do CDI

Entre os títulos indexados à inflação, o papel com prazo em 2026 pagava uma taxa anual de 2,30%, frente 2,28% a.a. anteriormente, enquanto o prêmio pago pelo Tesouro IPCA+2035 avançava de 3,73% para 3,74% ao ano.

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos nesta quinta-feira (13):

Fonte: Tesouro Direto

Cena externa

No ambiente internacional, os investidores monitoraram os dados de pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos, que somaram 963 mil na semana passada. O número veio abaixo da mediana das expectativas dos economistas consultados pela Bloomberg, que apontava para 1,1 milhão de requisições no período.

Esta foi a primeira vez desde março que os números de pedidos vieram abaixo de 1 milhão.

Nos EUA o mercado também seguiu de olho na continuidade das negociações entre democratas e republicanos para a aprovação de um pacote de estímulos, no valor de US$ 1 trilhão, contra os impactos da pandemia.

“O mercado de ações nos Estados Unidos e em outros lugares está se conformando com o fato de que os dados econômicos mostram resiliência aos picos de infecção”, disse, à Bloomberg, Kit Juckes, estrategista do Societe Generale.

Curso gratuito do InfoMoney ensina como lucrar na Bolsa fazendo operações que podem durar poucos minutos ou até segundos: inscreva-se!