“Data Com”: São Martinho, Santander e Telefônica têm data de corte em julho; veja datas

Calendário com 13 empresas apresenta oportunidades com proventos de até R$ 0,79 por ação

Katherine Rivas

(Getty Images)
(Getty Images)

Publicidade

Este conteúdo será atualizado ao longo do mês com novas empresas, conforme forem anunciados os seus proventos.

A partir desta terça-feira (11), treze empresas  têm “data com” programada ao longo de julho. Os valores chegam até R$ 0,79 por ação. Interessados em garantir dividendos do Santander (SANB11), São Martinho (SMTO3) e Telefônica Brasil (VIVT3) podem acompanhar este calendário para assegurar o recebimento dos proventos.

Para receber dividendos ou juros sobre capital próprio (JCP) anunciados pelas companhias, o investidor deverá ter as ações em carteira até a “data com”. A partir da “data-ex”, quem comprar os papéis não faz mais jus aos proventos.

Guia gratuito

Onde Investir no 2º semestre

Lembrando que os dividendos não sofrem tributação do Imposto de Renda. Já no caso do JCP, é descontada uma alíquota de 15% sobre o valor bruto pago pelas empresas.

Datas cruciais para investidores

Quem investe em ações com o objetivo de obter renda passiva deve ficar atento a dois conceitos importantes: “data com” e  “data ex”.

A “data com” indica qual é o último dia em que o investidor deve possuir uma ação para receber os proventos anunciados, explica Sergio Biz, analista e sócio do GuiaInvest.

Se compra e mantém os papéis em carteira até a “data com”, o investidor receberá os valores na data combinada. Se o acionista vende as ações antes da “data com” ou compra os papéis depois dela, não fará jus aos proventos anunciados na ocasião.

Já a “data ex” representa o momento em que o investidor deixa de ter direito aos proventos. Nesta data, o preço das ações sofre um reajuste descontando o valor dos proventos. Isso ocorre porque o dinheiro distribuído na forma de dividendos ou JCP sai do caixa da empresa.

Um erro comum entre investidores, que deve ser evitado, é comprar uma ação que vai pagar dividendos até a “data com” e vendê-la na “data ex”, acreditando estar ganhando os dividendos de graça – na verdade, sairá no zero a zero.

Continua depois da publicidade

Confira abaixo a lista completa de “data com” de julho:

Terça-feira (11)

Marcopolo (POMO3; POMO4)

 Sexta-feira (14)

Santos Brasil (STBP3)

Quinta-feira (20)

Santander (SANB3; SANB4; SANB11)

 Fras-le (FRAS3)

Terça-feira (25)

Itaúsa (ITSA3; ITSA4)

Quarta-feira (26)

JHSF (JHSF3)

Raízen (RAIZ4)

Sexta-feira (28)

São Martinho (SMTO3)

Segunda-feira (31)

Banestes (BEES3;BEES4)

Itaú Unibanco (ITUB3; ITUB4)

Jalles Machado (JALL3)

Telefônica Brasil (VIVT3)

Banco Pine (PINE3; PINE4)

Katherine Rivas

Repórter de investimentos no InfoMoney, acompanha ETFs, BDRs, dividendos e previdência privada.