Fundos imobiliários batem o CDI, mas perdem para títulos de inflação no longo prazo

No entanto, quando comparados com índices de renda fixa, a comparação fica desfavorável para os FII

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Os fundos imobiliários, em um horizonte mais longo de tempo, conseguem superar o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) em sua rentabilidade. De acordo com estudo feito pela gestora de patrimônio Tag Investimentos, enquanto o CDI, que é o principal indicador dos investimentos de renda fixa, acumula valorização de 81,2% do final de 2010 até o dia 30 de setembro desse ano, o IFIX, que é o índice do mercado de fundos imobiliários, ajustado registra alta de 95,92%.

O ajuste do IFIX, nesse caso, foi feito levando em consideração seus rendimentos, que são isentos de imposto de renda, mas somando a tributação incidente sobre o valor das cotas, de forma a poder compará-lo com outros instrumentos de renda fixa. Quando comparado com índices de renda fixa nesse mesmo período, o IFIX sai perdendo em alguns casos, em especial para os títulos atrelados ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) com vencimento mais longo, uma vez que o IMA-B 5+, no mesmo espaço de tempo, marca alta de 101,2%.

De acordo com André Leite, sócio da TAG Investimentos, o estudo mostra que, no período, a relação risco-retorno do investimento em fundos imobiliários não é vantajosa quando comparada com outros instrumentos de renda fixa. “Os fundos imobiliários não trazem a relação mais eficiente quando se analisa os últimos cinco anos”, atesta.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Contudo, é importante ressaltar que os últimos anos foram marcados por um ciclo de forte alta de juros no país, o que prejudicou o investimento nos fundos imobiliários, que contam com uma relação inversamente proporcional com os juros. No momento atual, com o início da política de afrouxamento monetário por parte do Banco Central, os FII conseguiram uma maior valorização, com o IFIX passando de alta dos 30% e com expectativa de mais valorizações no futuro.

Além disso, vale lembrar que os fundos imobiliários são uma excelente escolha para o investidor que busca renda mensal. O professor do InfoMoney Educação Arthur Vieira de Moraes lembra que, entre as características desse produto que fazem com que seja uma boa escolha nesse sentido estão a isenção de imposto de renda de seus rendimentos e o fato de que eles são obrigados a distribuir 95% de seu lucro para seus cotistas.

Quer saber mais sobre fundos imobiliários? Assista esse vídeo e entenda porque eles são o melhor investimento para viver de renda