Mercado que sobe 30% em 2016 “pode andar ainda mais”, diz executivo

2016 tem sido um excelente ano para os investidores brasileiros em diversos mercados

Leonardo Pires Uller

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – 2016 tem sido um bom ano para investidores em diversos mercados. O de ações sobre forte, com o Ibovespa marcando alta de praticamente 50%, títulos de renda fixa atrelados ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de prazo mais longo também marcam altas expressivas e o mercado de fundos imobiliários não ficou para trás: o IFIX, principal índice do setor, marca alta de mais de 30% em 2016 até o momento.

Seria esse o momento de realizar os lucros e sair dos fundos imobiliários? Na opinião do diretor de Fundos Imobiliários da Kinea Carlos Martins, não. “Eu não acredito em grandes realizações no mercado imobiliário para o momento, ele pode andar ainda mais”, crava o executivo.

Carlos explica que essa forte alta dos fundos imobiliários em 2016 foi puxada especialmente pela expectativa de que o Banco Central fosse cortar a taxa básica de juros no país, o que acabou acontecendo no dia 19 de outubro, quando ela foi de 14,25% ao ano para 14%. O desempenho do mercado dos FII é muito relacionado com a Selic: quando a taxa básica de juros cai, eles sobem.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O executivo da Kinea comenta que, sim, podem existir pessoas que decidam embolsar o lucro nesse momento, mas com um cenário de melhora na economia brasileira, que é esperado pela grande maioria dos analistas, a tendência é o mercado imobiliário se aquecer mais. Isso beneficiaria especialmente os fundos que dependem de alugueis do aluguel de suas propriedades.

Quanto ao mercado de cada região, ele aponta que prefere o investimento na cidade de São Paulo, no momento. “É onde existe o mercado mais diversificado do país, com maior procura de companhias. Outros mercados como o Rio de Janeiro, por exemplo, acabam sofrendo mais em momentos como o atual”, diz.

Em relação ao desempenho mais fraco dos FII antes de 2016, Carlos aponta que há uma grande relação com a deterioração no cenário interno do país e ciclo de alta de juros. “É uma indústria jovem, o investidor de modo geral ainda conhece pouco e acabou passando por um stress. Mas é uma indústria muito pouco alavancada e por isso não ocorreram maiores problemas. Quem aguentou as quedas no passado, agora está vendo uma boa valorização”, relata.

Continua depois da publicidade

Mais comunicação
Outro ponto importante destacado pelo executivo é a ICVM 571, instrução da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) que muda a dinâmica do mercado em relação ao acesso à informação que os investidores passam a ter, que tende a ser muito mais amplo agora e pode estimular a presença de investidores ativistas, além de auxiliar o pequeno investidor pessoa física.

O diretor da Kinea destaca o caráter muito voltado para o investidor pessoa física que queira uma renda mensal com seus investimentos que o fundo imobiliário proporciona. Uma das principais vantagens desses fundos nesse sentido é a isenção de imposto de renda sobre seus rendimentos.  

Quer saber mais sobre fundos imobiliários? Assista esse vídeo e entenda porque eles são o melhor investimento para viver de renda

Newsletter

Liga de FIIs

Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.