Maxi Renda

Fundo imobiliário Maxi Renda (MXRF11) protocola pedido para que CVM reconsidere decisão sobre distribuição de dividendos

Em relatório gerencial, o fundo reforçou que fechou o ano passado no positivo; balanço ainda aguarda auditoria

Por  Wellington Carvalho -

Em relatório gerencial divulgado nesta segunda-feira (21), o fundo imobiliário Maxi Renda (MXRF11) anunciou que já entrou com pedido de reconsideração da decisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que questiona a distribuição de dividendos do fundo.

Por maioria de votos, o colegiado da autarquia entendeu, no final do ano passado, que um fundo imobiliário não poderia distribuir mais dividendos do que o lucro acumulado pela carteira. Em caso de prejuízo contábil, o rendimento deveria ser suspenso ou repassado em forma de amortização, ou seja, devolução de patrimônio. O posicionamento foi divulgado no dia 25 de janeiro.

A análise teve como base as demonstrações financeiras do Maxi Renda, entre 2014 e 2020, período em que o fundo chegou a apresentar prejuízo contábil e, mesmo assim, seguiu com a distribuição de dividendos.

Dias depois, a CVM voltou a se manifestar sobre o caso que sacudiu o segmento de fundos imobiliários. Além de reforçar o posicionamento anterior, a autarquia avisou que o parecer poderia se estender a outros fundos em situação semelhante à do Maxi Renda, que encerraria a semana passada com baixa acumulada de 9,5%.

Mais tarde, em novo comunicado, a  CVM informou que atendeu a um pedido de efeito suspensivo para a decisão, tornando sem efeito todas as implicações do questionamento.

“O referido pedido de efeito suspensivo, formulado pelo administrador do Maxi Renda Fundo de Investimento Imobiliário, foi deferido pelo Colegiado da CVM. Com isso, os efeitos da decisão deliberada no dia 21 de dezembro de 2021, estão suspensos”, afirmava o comunicado da autarquia.

Com a apresentação do pedido de reconsideração, a autarquia tem agora até 60 dias para se manifestar sobre o caso.

No relatório gerencial divulgado nesta tarde, o Maxi Renda reforçou que os números de encerramento de 2021 ainda não passaram por auditoria independente, mas sinalizam que a carteira fechou o ano passado com lucros acumulados.

Maior fundo imobiliário do País em número de cotistas, com 488 mil, o Maxi Renda fechou o pregão de hoje em queda de 0,75%.

Como viver de renda com FIIs
Receba um ebook gratuito que explica como montar uma carteira de Fundos Imobiliários para obter renda periódica:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe