FIIs: cinco livros para maratonar no fim de semana e aprender mais sobre os fundos imobiliários

Dicas são de convidados do Liga de FIIs, programa produzido pelo InfoMoney, e vão de André Bacci a Howard Marks

Wellington Carvalho

Publicidade

O mercado de fundos imobiliários (FIIs) se aproxima da marca de 2 milhões de investidores, trazendo para a Bolsa um público certamente sedento por conhecimento. Pensando nisso, o InfoMoney compilou dicas de livros sobre o produto – considerado a porta de entrada para o mercado de renda variável.

De uma forma geral, os FIIs captam recursos entre os investidores para a compra de imóveis que, posteriormente, podem ser alugados ou vendidos. As receitas obtidas nas transações – locação ou ganho de capital – são distribuídas entre os cotistas, na proporção em que cada um aplicou.

Ao longo dos anos, o mercado de fundos imobiliários se desenvolveu e hoje há fundos focados desde a administração de escritórios até imóveis rurais, passando por shoppings, galpões logísticos, hospitais e agências bancárias. Há fundos inclusive de cemitérios.

No mercado, o investidor também tem a opção dos FIIs de “papel”, que investem em títulos de renda fixa ligados ao segmento imobiliário. Os papéis são indexados a índices de preço e à taxa do CDI (certificado de depósito interbancário).

Para entender um pouco mais sobre os fundos imobiliários, uma série de livros estão disponíveis atualmente. Confira as dicas de leitura dos influenciadores e analistas que passaram pelo Liga de FIIs, programa semanal produzido pelo InfoMoney:

Primeiros passos nos FIIs

Para começar, que tal descobrir O Que Nunca Te Contaram Sobre Fundos Imobiliários? Este é o título do livro de Gabriel Porto, que mantém uma carteira de investimento aberta ao público, cujo objetivo é alcançar R$ 1 milhão em FIIs.

Continua depois da publicidade

Porto classifica a publicação como um manual completo para quem deseja aprender sobre os FIIS do zero ou melhorar o atual nível de conhecimento.

O guia, promete o autor, ensina os métodos e técnicas que o investidor iniciante precisa saber para tornar os fundos imobiliários uma fonte de renda passiva – aquela obtida sem a necessidade de qualquer esforço ou trabalho.

“No livro, também divido a minha experiência com os fundos imobiliários”, pontua o jovem de 25 anos, que já conquistou a independência financeira, mas nem pensa em parar de trabalhar. “Me aposentar é algo que eu não me vejo fazendo tão rápido”, reflete. “Tenho 25 anos e muito lenha para queimar em relação ao trabalho”.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Quem quiser reforçar os conceitos apresentados por Gabriel Porto tem como opção o livro Introdução aos Fundos de Investimento Imobiliário, do postulante a lenda do mercado de FIIs André Bacci – que também esteve no Liga de FIIs.

Na publicação, o ex-bancário lembra que os fundos imobiliários são ativos geradores de renda, que pode ser usada para complementar a aposentadoria.

Continua depois da publicidade

No seu livro, Bacci – que vive desde os 33 anos com os dividendos recebidos pelos fundos imobiliários – apresenta as vantagens, riscos e os diversos tipos de FIIs que existem no mercado, além de um passo a passo para investir bem e com segurança.

Leia também:

Sofisticando o repertório

Além de recomendar a leitura da própria obra, Bacci sugere – para os investidores um pouco mais experientes – o Guia Definitivo para entender FII de CRI, de Felipe Ribeiro, ex-gestor da Quatá Imob e atualmente diretor de investimentos alternativos do Clube FII.

Continua depois da publicidade

Os fundos de certificados de recebíveis imobiliários (CRI) – ou de “papel”, como também são conhecidos – representam hoje 40% do Ifix (índice dos FIIs mais negociados na Bolsa) e têm sido destaques no noticiário por causa do impacto da deflação nos dividendos dessas carteiras.

Leia também:

Apesar do momento mais desafiador para os FIIs de CRI, Ribeiro não esconde a confiança que tem nesta classe de ativo. “Sou apaixonado por este investimento que pode oferecer múltiplos níveis de diversificação”, afirma.

Continua depois da publicidade

Para entender a dinâmica dos fundos de “papel” e evitar armadilhas, Felipe explica no seu livro a dinâmica dos recebíveis imobiliários e ainda oferece mais de 150 perguntas que o cotista pode fazer ao gestor do seu fundo – e verificar se está tudo bem com a carteira.

Leia também:

Virando mestre em fundos imobiliários

Com mais de 500 mil seguidores no YouTube e no Instagram, Eduardo Mira, mais conhecido como Professor Mira, afirma que o livro Dominando o Ciclo de Mercado, de Howard Marks, ajudará o investidor a entender os diferentes momentos do mercado financeiro.

Na publicação, o fundador da Oaktree Capital Management ensina o leitor sobre os padrões de altas e baixas que influenciam não só a economia, os mercados e as empresas, mas também a psicologia humana – e, consequentemente, nosso comportamento de investimento.

Mira destaca que, na página 85 da publicação, Marks comenta sobre o ciclo do mercado imobiliário e oferece uma análise que pode ajudar também os investidores de FIIs.

Leia também:

Finalizando a lista, Tiago Reis, fundador da Suno Research e um dos principais influenciadores do País na área de investimentos, sugere o livro Value Investing in Real Estate, de Gary Eldred.

A publicação ensina como comprar imóveis usando os métodos testados pelo lendário economista inglês Benjamin Graham para avaliar investimentos no mercado de ações. O texto descreve o que classifica como a forma segura e eficiente para planejar a aposentadoria e aumentar a renda passiva.

“Com exemplos práticos, o livro mostra como combinar a famosa estratégia do value investing no mercado imobiliário”, diz Reis. “Os ensinamentos podem ser aplicados para os fundos imobiliários também”.

O analista sugere ainda o Guia Suno de Fundos Imobiliários, escrito por Marcos Baroni, head de FIIs da casa de análise, e Danilo Bastos, sócio-fundador da Ticker Research.

Leia também:

Você confere mais dicas e análises sobre fundos imobiliários no Liga de FIIs, programa que vai ao ar todas as terças-feiras, às 19h, no canal do InfoMoney no Youtube. Você também pode rever todas as edições passadas.

Wellington Carvalho

Repórter de fundos imobiliários do InfoMoney. Acompanha as principais informações que influenciam no desempenho dos FIIs e do índice Ifix.