FIIs: cinco livros para maratonar no fim de semana e aprender mais sobre os fundos imobiliários

Dicas são de convidados do Liga de FIIs, programa produzido pelo InfoMoney, e vão de André Bacci a Howard Marks

Wellington Carvalho

Publicidade

O mercado de fundos imobiliários (FIIs) se aproxima da marca de 2 milhões de investidores, trazendo para a Bolsa um público certamente sedento por conhecimento. Pensando nisso, o InfoMoney compilou dicas de livros sobre o produto – considerado a porta de entrada para o mercado de renda variável.

De uma forma geral, os FIIs captam recursos entre os investidores para a compra de imóveis que, posteriormente, podem ser alugados ou vendidos. As receitas obtidas nas transações – locação ou ganho de capital – são distribuídas entre os cotistas, na proporção em que cada um aplicou.

Ao longo dos anos, o mercado de fundos imobiliários se desenvolveu e hoje há fundos focados desde a administração de escritórios até imóveis rurais, passando por shoppings, galpões logísticos, hospitais e agências bancárias. Há fundos inclusive de cemitérios.

Planilha Gratuita

Fuja dos ativos que rendem menos com essa ferramenta gratuita

Baixe a Calculadora de Renda Fixa do InfoMoney e compare a rentabilidade dos ativos

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No mercado, o investidor também tem a opção dos FIIs de “papel”, que investem em títulos de renda fixa ligados ao segmento imobiliário. Os papéis são indexados a índices de preço e à taxa do CDI (certificado de depósito interbancário).

Para entender um pouco mais sobre os fundos imobiliários, uma série de livros estão disponíveis atualmente. Confira as dicas de leitura dos influenciadores e analistas que passaram pelo Liga de FIIs, programa semanal produzido pelo InfoMoney:

Primeiros passos nos FIIs

Para começar, que tal descobrir O Que Nunca Te Contaram Sobre Fundos Imobiliários? Este é o título do livro de Gabriel Porto, que mantém uma carteira de investimento aberta ao público, cujo objetivo é alcançar R$ 1 milhão em FIIs.

Continua depois da publicidade

Porto classifica a publicação como um manual completo para quem deseja aprender sobre os FIIS do zero ou melhorar o atual nível de conhecimento.

O guia, promete o autor, ensina os métodos e técnicas que o investidor iniciante precisa saber para tornar os fundos imobiliários uma fonte de renda passiva – aquela obtida sem a necessidade de qualquer esforço ou trabalho.

“No livro, também divido a minha experiência com os fundos imobiliários”, pontua o jovem de 25 anos, que já conquistou a independência financeira, mas nem pensa em parar de trabalhar. “Me aposentar é algo que eu não me vejo fazendo tão rápido”, reflete. “Tenho 25 anos e muito lenha para queimar em relação ao trabalho”.

Leia também:

Quem quiser reforçar os conceitos apresentados por Gabriel Porto tem como opção o livro Introdução aos Fundos de Investimento Imobiliário, do postulante a lenda do mercado de FIIs André Bacci – que também esteve no Liga de FIIs.

Na publicação, o ex-bancário lembra que os fundos imobiliários são ativos geradores de renda, que pode ser usada para complementar a aposentadoria.

No seu livro, Bacci – que vive desde os 33 anos com os dividendos recebidos pelos fundos imobiliários – apresenta as vantagens, riscos e os diversos tipos de FIIs que existem no mercado, além de um passo a passo para investir bem e com segurança.

Leia também:

Sofisticando o repertório

Além de recomendar a leitura da própria obra, Bacci sugere – para os investidores um pouco mais experientes – o Guia Definitivo para entender FII de CRI, de Felipe Ribeiro, ex-gestor da Quatá Imob e atualmente diretor de investimentos alternativos do Clube FII.

Os fundos de certificados de recebíveis imobiliários (CRI) – ou de “papel”, como também são conhecidos – representam hoje 40% do Ifix (índice dos FIIs mais negociados na Bolsa) e têm sido destaques no noticiário por causa do impacto da deflação nos dividendos dessas carteiras.

Leia também:

Apesar do momento mais desafiador para os FIIs de CRI, Ribeiro não esconde a confiança que tem nesta classe de ativo. “Sou apaixonado por este investimento que pode oferecer múltiplos níveis de diversificação”, afirma.

Para entender a dinâmica dos fundos de “papel” e evitar armadilhas, Felipe explica no seu livro a dinâmica dos recebíveis imobiliários e ainda oferece mais de 150 perguntas que o cotista pode fazer ao gestor do seu fundo – e verificar se está tudo bem com a carteira.

Leia também:

Virando mestre em fundos imobiliários

Com mais de 500 mil seguidores no YouTube e no Instagram, Eduardo Mira, mais conhecido como Professor Mira, afirma que o livro Dominando o Ciclo de Mercado, de Howard Marks, ajudará o investidor a entender os diferentes momentos do mercado financeiro.

Na publicação, o fundador da Oaktree Capital Management ensina o leitor sobre os padrões de altas e baixas que influenciam não só a economia, os mercados e as empresas, mas também a psicologia humana – e, consequentemente, nosso comportamento de investimento.

Mira destaca que, na página 85 da publicação, Marks comenta sobre o ciclo do mercado imobiliário e oferece uma análise que pode ajudar também os investidores de FIIs.

Leia também:

Finalizando a lista, Tiago Reis, fundador da Suno Research e um dos principais influenciadores do País na área de investimentos, sugere o livro Value Investing in Real Estate, de Gary Eldred.

A publicação ensina como comprar imóveis usando os métodos testados pelo lendário economista inglês Benjamin Graham para avaliar investimentos no mercado de ações. O texto descreve o que classifica como a forma segura e eficiente para planejar a aposentadoria e aumentar a renda passiva.

“Com exemplos práticos, o livro mostra como combinar a famosa estratégia do value investing no mercado imobiliário”, diz Reis. “Os ensinamentos podem ser aplicados para os fundos imobiliários também”.

O analista sugere ainda o Guia Suno de Fundos Imobiliários, escrito por Marcos Baroni, head de FIIs da casa de análise, e Danilo Bastos, sócio-fundador da Ticker Research.

Leia também:

Você confere mais dicas e análises sobre fundos imobiliários no Liga de FIIs, programa que vai ao ar todas as terças-feiras, às 19h, no canal do InfoMoney no Youtube. Você também pode rever todas as edições passadas.

Newsletter

Liga de FIIs

Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Wellington Carvalho

Repórter de fundos imobiliários do InfoMoney. Acompanha as principais informações que influenciam no desempenho dos FIIs e do índice Ifix.