Conteúdo editorial apoiado por

Déja vù? Reddit promete “pedacinhos” para usuários em IPO nos EUA; como vai funcionar

Ainda não se sabe quantas ações serão destinadas aos usuários, mas empresa garantiu a oferta e não estabelecerá período de lock-up

Monique Lima

Publicidade

Quer ser dono de um “pedacinho” do Reddit? Se você é um usuário da plataforma de comunidades, pode ter a chance agora, durante a abertura de capital (IPO) da empresa. A estreia do Reddit na bolsa acontecerá em breve e uma parcela das ações será destinada aos seus usuários mais leais. Segundo o Wall Street Journal, 75 mil “redditors” devem ser escolhidos.

“Vemos a paixão de nossos usuários por suas comunidades, seu desejo de que o Reddit seja o mais incrível possível e sua desaprovação quando os decepcionamos. Queremos que esse senso de propriedade se reflita na propriedade real – para que nossos usuários sejam nossos proprietários”, afirma a empresa em documento enviado à SEC (CVM dos Estados Unidos).

Para os brasileiros, a história tem cheiro de déja vù. Em 2021, quando o Nubank (NU) anunciou seu IPO, foi oferecida aos funcionários e clientes a possibilidade de participar da oferta por meio da compra de recibos das ações (BDRs) listadas em Nova York. O banco digital chamou o papel de “pedacinho”.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Embora a abertura de capital tenha sido uma das maiores daquele ano, com forte alta no dia do IPO, os meses posteriores não foram tão positivos e a ação desvalorizou bastante. No ano passado, os “pedacinhos” do Nubank foram descontinuados e um novo BDR foi lançado.  

À SEC, o Reddit afirmou estar ciente dos riscos da iniciativa. Na seção “Fatores de Risco”, a empresa destacou que a participação dos “redditors” poderá aumentar a volatilidade nas negociações em Bolsa. Principalmente porque a empresa não pretende estabelecer um período de lock-up – uma cláusula contratual que determina um período mínimo de permanência com a ação.  

Pelo menos uma parcela dos usuários do Reddit está familiarizada com essa volatilidade do mercado. Foi em uma comunidade da plataforma que teve início “a revolta das sardinhas”, um movimento de compra das ações da Gamestop para boicotar os fundos hedge vendidos nos papéis. A iniciativa chegou ao Brasil e a ação escolhida foi o IRB.  

Ainda não se sabe o volume das ações que serão ofertadas ao mercado e aos “redditors”, o preço no IPO e a data de abertura de capital.

Como participar do IPO do Reddit?  

O primeiro passo, e mais relevante, é avaliar os dados da empresa (mesmo que você seja um “redditor”). Assim como acontece no Brasil, as empresas enviam um documento à SEC, chamado Form S-1, com informações financeiras, objetivos com o IPO e fatores de risco.

Caso tenha interesse após a leitura do documento, é preciso preencher um relatório exigido pela Finra (sigla em inglês para Autoridade Regulatória da Indústria Financeira) com informações sobre o investidor. E claro, ter uma conta de investimentos internacional, para negociar na Bolsa dos EUA.  

Com informações da empresa, conta internacional e o relatório preenchido, é o momento de ficar atento às datas das reservas, que é o período em que os investidores informam o quanto querem pagar por ação no IPO, e quantas quer comprar. 

A reserva, no entanto, não garante a aquisição das ações. Se o investidor, por exemplo, estabelecer um valor muito abaixo do que será definido ao final da oferta, não conseguirá realizar a compra. Se o preço oferecido for maior, pode ter mais investidores (maior demanda) do que ações, então haverá um rateio – e, nesse caso, só uma parcela da reserva será efetivada. 

Newsletter

Quer aprender a investir – e lucrar – no exterior?

Inscreva-se na newsletter do InfoMoney para receber informações sobre tributação, procedimentos de envio e sugestões de alocação para seu dinheiro lá fora. É de graça!

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.