Conteúdo editorial apoiado por

Nubank (NUBR33): investidores decidirão o que fazer com BDRs até 11 de agosto; confira as três opções

Troca dos BDRs por ações na Bolsa americana, conversão dos BDRs ou receber o valor em dinheiro estão entre as opções

Equipe InfoMoney

Logo do Nubank (Foto: Divulgação)

Publicidade

Começou nesta quinta-feira (13) o prazo para que os investidores decidam o que querem fazer com os Brazilian Depositary Receipts (BDRs) de nível III NUBR33 do Nubank. O período de definição se encerra em 11 de agosto. Os BDRs atualmente negociados da companhia serão convertidos em BDRs Nível I Não Patrocinados, conforme procedimento anunciado em setembro do ano passado. 

A escolha sobre o destino dos BDRs vale tanto para quem investiu em BDRs do Nubank quanto para quem aceitou o produto pelo programa NuSócios.

Durante o período, os investidores da fintech poderão escolher entre três opções:

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1. Trocar seus BDRs por ações na Bolsa americana

Essa opção é válida desde que o investidor tenha pelo menos seis BDRs (uma ação na Bolsa americana equivale a seis BDRs);

Nessa opção, o investidor seguirá como acionista do Nubank e receberá ações ordinárias classe A da empresa negociadas na Bolsa de Nova York (Nyse) NU, em troca de seus BDRs Nível III. Neste caso, haverá a conversão, uma vez que cada BDR equivale a um sexto de uma ação negociada na Bolsa americana.

2. Converter seus BDRs Nível III por BDRs Nível I Não Patrocinados

A alternativa 2 é para os investidores que desejam permanecer detentores de BDRs do Nubank, podendo fazer a troca de seus recibos de Nível III para os de Nível I Não Patrocinado, na proporção exata de 1 para 1.

3. Receber o valor equivalente pela venda dos BDRs

Também é possível receber o valor equivalente pelos BDRs, já descontados os tributos devidos.

Será realizada a venda, na Bolsa americana, das ações que servem de lastro para os BDRs de Nível III. Os valores em dólares dessas vendas serão convertidos para reais de acordo com a taxa de câmbio atualizada. Na sequência, a quantia proporcional será depositada para o investidor.

Quem não manifestar sua escolha até o prazo final entrará automaticamente na opção 3 (ou seja, irá receber o valor de venda do BDR).

O plano de descontinuidade havia sido informado pelo Nubank em meados de abril e aprovado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no fim de junho.

A aprovação da CVM em reunião do colegiado permite que os BDRs do Nubank deixem de ser negociados na Bolsa de Valores brasileira no nível III, passando para o I, enquanto a fintech segue com suas ações sendo negociadas na Bolsa de Nova York.

Diferença entre as listagens

O Nubank destacou em nota que, quando fez sua abertura de capital (IPO) em dezembro de 2021, optou pela dupla listagem, colocando ações na Bolsa de Nova York, ao mesmo tempo em que disponibilizou BDRs Nível III no Brasil, que serão transformados em BDRs Nível I Não Patrocinados.

Os BDRs Nível I não patrocinados são da mesma categoria de BDRs de grandes empresas de tecnologia globais já negociados na Bolsa brasileira. “Na prática, isso significa que outra instituição financeira será depositária dos recibos (e não a própria empresa listada)”, destaca a fintech.

O Bradesco será o banco depositário do programa Nível I Não Patrocinado.

O BDR Nível III é emitido por empresas estrangeiras que possuem registro de companhia aberta no Brasil – ou seja, quando a empresa está registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Já o BDR Nível I é emitido por empresas estrangeiras sem que seja necessário esse registro. “Em outras palavras, a empresa está listada em uma Bolsa estrangeira, mas seus papéis podem ser negociados por aqui também”, ressalta a companhia.

Segundo o Nubank, serão permitidos negócios com BDRs Nível III na B3 até o encerramento do pregão do dia 11 de agosto de 2023. Os BDRs Nível I Não Patrocinados, por sua vez, passarão a ser negociados na B3 a partir do dia 14 de agosto de 2023.

Em comunicado enviado à B3, o Nubank apontou que, a partir do dia 14 de agosto, terá início a negociação dos BDRs Nível I Patrocinado sob o código “ROXO34” e nome de pregão “NU HOLDINGS”.

Após concluída a descontinuidade do programa de BDRs Nível III mediante a realização dos procedimentos previstos, a companhia seguirá com o pedido de cancelamento de registro de companhia aberta perante à CVM.