Paulo Caffarelli na Cielo: após revolucionar o BB, ele pode virar o jogo das maquininhas?

Ex-executivo do Banco do Brasil foi responsável pela revolução da instituição; será que ele pode fazer o mesmo pela Cielo

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Paulo Caffarelli foi anunciado nesta sexta-feira (26) como novo CEO da Cielo (CIEL3). O ex-diretor o Banco do Brasil, reconhecido como principal responsável pela incursão da instituição financeira na era digital, é a nova estratégia da empresa para prosperar em um ambiente de “guerra” no setor brasileiro de maquininhas.

Após caírem 2,44% no pregão da última quinta-feira (25), provavelmente pela decepção de parte do mercado à não-indicação de um nome da indústria de tecnologia, as ações da empresa na bolsa mostravam sinais de recuperação no início de sexta, subindo 1,50% – acima dos 0,16% do Ibovespa.

Para os analistas do Brasil Plural, “Caffarelli talvez seja o nome mais forte para promover mudanças e coordenar com os bancos” na nova casa.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No BB, ele é considerado o grande responsável pela estratégia de crescimento com foco em inovação e distribuição via canais digitais. Quando assumiu o banco, em 2016, o ROE (retorno sobre o patrimônio) da empresa girava em torno de 8%; hoje, a estimativa é que o indicador esteja em 13%.

Táticas de guerra

A corrida dos terminais de pagamento vem aumentando o nível de obstáculos. Recentemente, a PagSeguro anunciou uma maquininha “smart”, aumentando a pressão sobre o terminal de pagamento mais tecnológico da Cielo (leia mais aqui).

Nesta semana, a Stone, vista por parte do mercado como a mais inovadora das maquininhas, realizou um IPO bem-sucedido em Nasdaq, nos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

Estas e outras movimentações criam um cenário difícil para a Cielo manter a relevância, e os efeitos já aparecem. Desde o início de 2018, os papéis da Cielo caíram 44,63% na bolsa, graças aos efeitos de ruptura em um mercado antes dominado por dois players e cada vez mais pulverizado.

Agora é o momento ideal para investir em ações. Abra uma conta na Clear para operar com corretagem ZERO. 

Parte do mercado viu a escolha de Caffarelli como “mais do mesmo”: alguém com passado financeiro, sem foco em tecnologia. Por outro lado, grande parte do sucesso da concorrência está diretamente relacionado a algo mais palpável que a inovação: os preços.

“Se ele chacoalhar as coisas, melhorar a moral da empresa, cortar custos para cortar preços e aumentar a penetração do pré-pagamento (que as novas entrantes fizeram com eficiência), ele já será um vencedor”, escreveram analistas do BTG Pactual.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney