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Franquias: a solução para expansão do marketing digital

O aumento do interesse pelo marketing digital por necessidade de clientes, agências e profissionais da área fazem das franquias uma solução para expansão
Por  Dener Lippert -
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Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Você sabe o que é uma franquia? Ela é um modelo de negócio no qual uma empresa concede direitos a uma pessoa, física ou jurídica, de representá-la através do pagamento de royalties.

Certo, mas qual a relação delas com o marketing digital? Ou melhor, como elas podem ser uma solução para a expansão do mercado?

Existe mais de uma resposta para cada uma dessas perguntas. Por isso, vou mostrar como o modelo de franquias pode ser um aliado para quem busca expandir seu negócio. E mais, expôr como ele foi uma das ações que possibilitou que a V4 Company se tornasse a maior assessoria de marketing digital do Brasil.

Por que o marketing digital deve investir em franquias?

Em 2021, investimentos em marketing digital representaram 58% do valor investido por empresas, de acordo com uma pesquisa da CMO Survey. E, para 2022, a previsão é de um aumento de 14,7%.

O que isso quer dizer? Isso significa que, cada vez mais, o investimento em marketing digital é uma tendência dentro do mundo dos negócios. E, diferente dos investimentos em mídia offline, a mensuração dos resultados é muito mais precisa.

Para uma franqueadora, investir em marketing digital pode ser uma das estratégias usadas para atrair novos franqueados e aumentar o número de unidades do negócio.

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Assim, as comunicações e os anúncios precisam abordar os benefícios de adquirir uma franquia e se colocar à disposição do futuro investidor. Além disso, a estratégia de marketing digital para franquias servirá de base para o franqueado.

E quais são os tipos de franquia que existem no mercado?

No mundo do franchising, existem diversos modelos de negócio que se adequam melhor às necessidades e ao posicionamento da marca matriz. Assim, trouxemos os modelos mais conhecidos do mercado:

Franquia unitária

Esse modelo de franquia é um dos mais comuns no mercado. Nele, o empresário responsável pela empresa permite que outro empreendedor comercialize a marca em determinados locais.

Esse é o caso de quiosques, lojas e restaurantes em shoppings, por exemplo.

Franquia master

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Na franquia master, o franqueado é responsável por todas unidades de uma determinada região. Ou seja, nesse caso, o empreendedor não adquire uma única franquia, mas sim o direito de comercializar todas as unidades em um determinado local.

Franquia de desenvolvimento de área

Parecido com a ideia de franquia master, esse modelo de negócio exige que o empresário seja responsável por todas unidades de uma determinada área. Entretanto, neste caso, além de gerenciar as franquias, o franqueado precisa abrir uma quantidade de unidades específica nessa região, visando fortalecer a identidade da marca.

Microfranquia

Por último, destacamos o modelo de microfranquias, aquele que mais se parece com a ideia de franquias da V4 Company. Nesse caso, as unidades franqueadas são adquiridas por um valor mais palpável e com um retorno e investimento um pouco menor que as demais.

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Esse é um tipo de franquia que está em constante crescimento e se destaca principalmente por ajudar na consolidação de marca da matriz e ser um braço de mão de obra qualificada.

Aqui na V4 Company, por exemplo, a matriz tem o foco de trabalhar a marca, captar clientes e garantir a qualidade do serviço ofertado. Assim, cabe às franquias gerenciar a cartela de clientes da marca, seguindo as diretrizes que a matriz prega.

Com isso, conseguimos levar a qualidade e seriedade do serviço da V4 Company para além do Rio Grande do Sul, possuindo, hoje, mais de 200 franquias pelo Brasil.

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Dener Lippert CEO e fundador da V4 Company, maior rede de assessoria de marketing digital do país, autor do best-seller "Cientista do Marketing" e colunista do InfoMoney. Dener tem apenas 27 anos, mas já figura entre os principais empreendedores do país: está na lista da Forbes Under 30 de 2021, fundou a V4 Company com apenas 18 anos (na cozinha da casa de sua mãe) e hoje já tem mais de 150 franquias em todo o país, com uma base de 2 mil clientes ativos. Já passaram pelo portfólio da marca empresas como Dell, Melissa, Wizard, Spotify, Lojas Lebes, Colchões Ortobom, Mobills, Wise Up e Smart Fit. Recentemente a V4 Company anunciou sociedade com o Grupo Dreamers, holding detentora de 16 marcas, entre elas Artplan e Rock In Rio. Dener Lippert também é host do ROI Hunters, podcast de marketing do InfoMoney com foco em assuntos ligados a growth, marketing digital e business.

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