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Hard skills ou soft skills: o que o mercado está buscando?

O mercado está cada vez mais competitivo, exigindo que o profissional esteja preparado para atuar em diversas áreas e com diferentes habilidades
Por  Dener Lippert
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Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Você está pronto para um mercado cada vez mais exigente? Ter conhecimento sobre suas skills fará toda a diferença no seu preparo para se tornar um profissional de alta performance. Além disso, esse conhecimento te trará mais clareza sobre as suas vantagens competitivas.

Mas como descobrir as hard e soft skills? A verdade é que essa questão vai variar conforme sua área de atuação, mas aqui vão algumas dicas para descobrir suas skills.

Quais são as chamadas hard skills?

As hard skills são as habilidades que vão te destacar como profissional, por meio do conhecimento teórico e técnico que você adquiriu até se tornar um especialista no que você faz, como por exemplo:

– formação acadêmica;
– cursos de especialização;
– certificações;
– e o que mais for necessário para tornar o profissional apto a atuar em determinada função.

Essas são as consideradas “habilidades difíceis” de se adquirir, ou seja, que necessitam estudo, atenção e dedicação.

E as soft skills?

Já as soft skills são qualidades intrínsecas de cada profissional, desenvolvidas pela experiência de vida e personalidade ou adquiridas pelo convívio social em que este indivíduo está inserido. Alguns exemplos são:

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– resiliência;
– olhar analítico;
– paciência;
– capacidade de assimilar contextos e situações;
– facilidade em lidar com pessoas;
– organização, etc.

Dessa forma, as chamadas “habilidades interpessoais” estão muito mais relacionadas às habilidades comportamentais que um indivíduo possui na condução de suas atividades no dia a dia.

Como o mercado entende o profissional por meio dessas skills?

Se antigamente o mercado de trabalho estava focado em encontrar profissionais levando em consideração principalmente suas hard skills, hoje esse cenário já é um pouco diferente.

De acordo com o relatório Tendências Globais de Talentos do Linkedin, apresentado em 2019, 89% dos recrutadores apontam que, quando uma contratação não dá certo, os motivos geralmente estão relacionados à falta de alguma soft skill.

Ou seja, por mais que o conhecimento técnico seja essencial para certas funções, ele sozinho não é suficiente. Afinal, são as soft skills que definem a capacidade de adaptabilidade do profissional ao ambiente e como ele lida com os desafios impostos no dia a dia.

Assim, os processos seletivos vêm buscando formas de analisar o candidato além do currículo, com mais etapas de entrevistas em que seja possível conhecer melhor as soft skills de cada profissional, por exemplo.

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Hard skills e soft skills alinhadas com a cultura da empresa

Se hoje é necessário entender tanto as hard quanto as soft skills de um profissional durante a contratação, contar com uma cultura empresarial bem definida facilita muito esse processo.

Isso porque é por meio do posicionamento da empresa que você conseguirá fazer uma leitura mais aprofundada de cada candidato. Afinal, se um profissional possui skills que não condizem com o que a empresa defende, a chance de frustração é muito grande para ambos os lados, por mais que suas habilidades técnicas sejam ótimas.

Time de Relação com Investidores da V4 Company, responsável pela contratação de profissionais para a matriz em São Leopoldo (RS)

Por isso, aqui na V4 Company, nós possuímos um processo seletivo com diversas etapas. Nele, o profissional precisa inclusive realizar provas de alinhamento com o fit cultural da empresa e um teste de lógica.

A partir daí, se aprovado, ele inicia uma série de, no mínimo, três entrevistas com lideranças diferentes, que testam desde seus conhecimentos técnicos até sua forma de agir em determinadas situações. Assim, além de validar suas hard skills, conseguimos também entender quais soft skills esse profissional tem para resolver problemas complexos.

Dessa forma, por mais que o processo de entrada na empresa seja mais longo, é possível que tanto o candidato quanto a empresa estejam mais alinhados. Ou seja, aumentando a probabilidade desse profissional se adaptar e crescer dentro do negócio.

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Mas como trabalhar essas skills para o mercado de trabalho?

Conhecer as suas habilidades soft e hard vão te possibilitar um melhor direcionamento profissional, permitindo que você possa brilhar naquilo que precisa exatamente das suas qualidades.

Ou seja, entendendo melhor suas hard skills e soft skills, você consegue não só desenvolvê-las melhor, mas também usá-las para se destacar cada vez mais no seu trabalho.
Mas como trabalhar para que ambas as skills se destaquem?

Para isso, no que diz respeito às habilidades difíceis, não existe muito mistério: o segredo é estudar e se desenvolver cada vez mais tecnicamente na sua área. Agora, ao se tratar das habilidades interpessoais, o desafio é um pouco maior.

Afinal, a melhor maneira de desenvolver essas skills é se colocando em situações complexas, ou seja, fora da sua zona de conforto, pedindo feedbacks e refletindo sobre seus próprios resultados.

Resumidamente, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Mais do que um bom conhecimento técnico, é necessário também um bom conhecimento interpessoal, que esteja bem alinhado com seus objetivos. A partir daí, além de guiar muito melhor sua carreira, a chance de crescer dentro da empresa é extraordinária.

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Dener Lippert CEO e fundador da V4 Company, maior rede de assessoria de marketing digital do país, autor do best-seller "Cientista do Marketing" e colunista do InfoMoney. Dener tem apenas 27 anos, mas já figura entre os principais empreendedores do país: está na lista da Forbes Under 30 de 2021, fundou a V4 Company com apenas 18 anos (na cozinha da casa de sua mãe) e hoje já tem mais de 150 franquias em todo o país, com uma base de 2 mil clientes ativos. Já passaram pelo portfólio da marca empresas como Dell, Melissa, Wizard, Spotify, Lojas Lebes, Colchões Ortobom, Mobills, Wise Up e Smart Fit. Recentemente a V4 Company anunciou sociedade com o Grupo Dreamers, holding detentora de 16 marcas, entre elas Artplan e Rock In Rio. Dener Lippert também é host do ROI Hunters, podcast de marketing do InfoMoney com foco em assuntos ligados a growth, marketing digital e business.

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