6 dicas para escalar seu negócio sem gastar

Escalar um negócio não precisa ser sinônimo de alto investimento, mas sim de estratégias certas para crescer de forma sustentável
Por  Dener Lippert
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Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

O que você tem feito para escalar o seu negócio? Saber atrair e reter um cliente não é uma tarefa fácil. E essa missão pode se tornar ainda mais difícil se você não souber construir esse processo de vendas.

Se você realmente quer levar a sua marca cada vez mais longe, confira esses seis passos para escalar o seu negócio de um jeito sustentável e sem precisar gastar.

1. Implemente processos que conduzam melhor o lead na jornada de compra

A melhor forma para fazer isso é ter um método que conduza o lead desde o momento da descoberta até a decisão de compra. Aqui, por exemplo, nosso processo se guia por quatro pilares: tráfego, engajamento, conversão e retenção. E, dentro de cada pilar, existe uma série de ações específicas para cada modelo de negócio.

2. Encontre seus indicadores-chave de performance

Encontre seus indicadores e teste diversos canais de aquisição e segmentação de público para descobrir o que melhor funciona para o seu negócio

Os principais indicadores que você deve mapear no início do projeto são: CAC, LTV, ARPU (Receita líquida por usuário) e margem de contribuição. São eles que irão sustentar a construção de performance e fornecer os dados necessários para calcular o retorno de investimento.

No início de todo processo de growth, não foque em altos resultados imediatos, mas sim no que está sendo construído a longo prazo.

3. Amadureça indicadores e teste verbas de mídia

Uma vez descobertos os indicadores-chave, assim como os melhores canais e públicos mais rentáveis no CAC e LTV, mantenha a constância na gestão de performance. Quando os KPIs e os resultados se estabilizarem, comece a testar novas verbas de mídia para escalar resultados.

4. Seja ágil no atendimento aos leads captados

Seus leads geram custo e você não quer perder eles para a concorrência, certo? Não adianta testar canais, investir, encontrar o público certo e demorar para responder o lead que é impactado por um anúncio seu e entra em contato para fechar negócio com você.

Ou seja: não deixe o lead esfriar. Seja ágil para não deixar que esse lead opte pelo concorrente que está a alguns cliques de distância de você.

5. Produza conteúdo de valor para sua audiência

Conteúdo define audiência e imprime verdade. Além de gestão de tráfego, a produção de conteúdos vai moldar sua audiência e respaldar a presença digital da sua marca.

Para isso, estude seu público e identifique as principais dores e transformações dessa audiência para produzir conteúdo que gere valor e conexão de verdade com quem sua marca está conquistando.

6. Equilibre a gestão do negócio e do marketing

Mas como focar na gestão do seu negócio e ainda garantir tudo para escalar meu negócio? Conte com parceiros especialistas em Growth para te ajudar nessa missão. Ninguém cresce sozinho. Contar com parcerias estratégicas é indispensável para quem busca se destacar no mercado.

Entenda o que de fato faz sentido para o momento

Você já conhecia essas dicas? O que você tem feito para escalar seu negócio? Lembrando que isso não se limita somente ao Marketing Digital, mas para a maioria das empresas que está buscando escalar de forma sustentável, sem gastar e otimizando pontos-chave do negócio.

Ou seja, é importante entender que antes de investir muito dinheiro para o seu crescimento, todas as formas de escalar sua empresa por meio de otimizações de processos já foram testadas e validadas.

Dener Lippert Dener Lippert é CEO e fundador da V4 Company, maior rede de assessoria de marketing digital do país, autor do best-seller "Cientista do Marketing" e colunista do InfoMoney. Dener tem apenas 27 anos, mas já figura entre os principais empreendedores do país: está na lista da Forbes Under 30 de 2021, fundou a V4 Company com apenas 18 anos (na cozinha da casa de sua mãe) e hoje já tem mais de 150 franquias em todo o país, com uma base de 2 mil clientes ativos. Já passaram pelo portfólio da marca empresas como Dell, Melissa, Wizard, Spotify, Lojas Lebes, Colchões Ortobom, Mobills, Wise Up e Smart Fit. Recentemente a V4 Company anunciou sociedade com o Grupo Dreamers, holding detentora de 16 marcas, entre elas Artplan e Rock In Rio. Dener Lippert também é host do ROI Hunters, podcast de marketing do InfoMoney com foco em assuntos ligados a growth, marketing digital e business.

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