Apple mostra que recuperação da crise de chips será difícil

Segundo a companhia, déficit deve levar a uma menor taxa de crescimento no trimestre e situação tende a piorar

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) – A escassez de chips de computadores em 2021, uma nuvem que paira sobre diversas empresas como Tesla e McDonald’s, dá sinais de melhora. Mas não para todos.

Enquanto fabricantes de chips como Qualcomm e Advanced Micro Devices revelaram um tom otimista esta semana, alguns produtos continuarão em falta por algum tempo.

Isso deixa gigantes como a Apple em um dilema: mesmo com a oferta de alguns tipos de semicondutores mais próxima do normal, muitas empresas ainda não dispõem dos componentes necessários para completar seus complexos dispositivos de tecnologia.

Continua depois da publicidade

Na terça-feira, a Apple disse que o déficit deve levar a uma menor taxa de crescimento neste trimestre e que a situação tende a piorar.

E há uma ironia: a fabricante do iPhone espera conseguir o volume suficiente dos chips mais avançados de que precisa.

Leia também:
Com explosão nas vendas de iPhone, Apple supera expectativa de investidores no 3º trimestre fiscal

A dificuldade será encontrar os mais simples. Na quinta-feira, a Samsung Electronics – principal fornecedora de monitores de alta qualidade para a Apple – alertou que a escassez de componentes pode afetar as entregas para clientes – que não especificou – nos próximos meses.

Tem sido “difícil obter todo o conjunto de peças”, disse o CEO da Apple, Tim Cook, durante teleconferência.

O problema é este: mesmo o processador Apple M1 mais avançado não pode funcionar sozinho. Os aparelhos modernos dependem de uma variedade de peças diferentes, sendo que algumas custam apenas alguns centavos.

A falta de componentes tão comuns quanto um regulador de energia pode interromper a produção de um item de mil dólares.

A falta de peças também reduz a disponibilidade dos computadores Surface da Microsoft e desacelera o crescimento do mercado de PCs em geral, disse a empresa.

O CEO da Tesla, Elon Musk, disse que o déficit de chips de computador limitará o ritmo de crescimento da montadora pelo resto do ano.

Contra esse cenário, o mercado também recebeu boas notícias esta semana.

Embora tenha sido abalado pela falta de chips, a Ford disse na quarta-feira que os preços mais altos dos veículos ajudaram a compensar as vendas perdidas por causa do déficit.

A Qualcomm, maior fabricante de chips para smartphones, projeta uma “melhoria material da oferta até o fim do ano”.

Transformar a Bolsa de Valores em fonte recorrente de ganhos é possível. Assista a aula gratuita do Professor Su e descubra como.