IM Indica

Três sugestões de livros lançados recentemente para aproveitar no feriado

Quer aproveitar o feriado prolongado para colocar a leitura em dia? Confira três dicas de livros recém-lançados

Por  Mariana Amaro -

Título: As cartas de Warren Buffett
Autor: Warren Buffett e Lawrence A. Cunningham
Editora Sextante

Quem não é do mercado financeiro pode não conhecer Warren Buffett, mas já deve ter ouvido a frase “devagar se vai ao longe” – o que é quase a mesma coisa.

Aos 91 anos, Buffett é uma das pessoas mais ricas do mundo, posto que conquistou investindo com paciência, desde criança. A sua filosofia de investimentos pode ser resumida em uma das suas frases mais famosas: “Alguém está sentado na sombra hoje porque outra pessoa plantou uma semente há muito tempo”.

O defensor do value investing escreve todos os anos, desde 1978, uma carta aos acionistas da empresa que fundou, a Berkshire Hathaway. Agora, uma seleção dessas cartas será publicada em formato de livro, compondo um elegante manual sobre gestão, investimentos e finanças.

A obra foi lançada em fevereiro e você pode ler a introdução aqui.

Para conhecer um pouco mais sobre essa figura que, apesar da conta bancária, ainda vive na mesma casa que comprou por US$ 31 mil dólares em 1958 e costuma tomar café da manhã no McDonald’s, leia o perfil completo publicado no InfoMoney aqui.

 

Título: O poder do infinito: Como o cálculo revela os segredos do universo
Autor: Steven Strogatz
Editora Sextante

“Para que eu preciso aprender isso? Nunca mais vou usar cálculo na minha vida!”, disseram quase todos os estudantes que foram para o lado de humanas em algum momento de suas vidas.

A obra do professor de matemática aplicada da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, Steven Strogatz, veio para mostrar que esses estudantes erraram. O livro é um convite a esquecer o temor que os números despertam em muitos de nós, e, por meio de uma linguagem acessível, mostrar que o cálculo existe, na verdade, para simplificar.

Sem ele não haveria celulares, GPS, streaming de música e os astronautas não teriam acertado o caminho até a Lua. O lançamento aconteceu em março.

 

Título: Racionalidade: O Que É, Por Que Parece Estar em Falta, Por Que É Importante
Autor: Steven Pinker
Editora Intrínseca

A racionalidade é um conjunto de regras e funcionamentos que ajudam as pessoas a eliminar preconceitos, fobias e superstições. Como fica isso na era das fake news?

Steven Pinker, um psicólogo canadense, professor da Universidade de Harvard e ex-diretor do Centro de Neurociência Cognitiva do MIT, investiga o motivo de seres naturalmente racionais fazerem escolhas irracionais no dia a dia e traduz em uma obra que foi lançada no fim de março.


Estas sugestões de leitura fizeram parte da newsletter IMpulso, a resenha semanal do que importa para o seu bolso, enviada todas as quintas-feiras, pela manhã. Inscreva-se grátis para receber.

Cadastre-se na IMpulso e receba semanalmente um resumo das notícias que mexem com o seu bolso — de um jeito fácil de entender:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe