Starbucks (SBUB34) anuncia saída da Rússia e fechamento de 130 lojas

Decisão acompanha o movimento de outras empresas, como McDonald's, Renault e Shell, em resposta à guerra na Ucrânia

Estadão Conteúdo

Starbucks

Publicidade

A Starbucks (SBUB34) afirmou nesta segunda-feira (23) que vai encerrar seus negócios na Rússia e fechar suas 130 lojas, em resposta à guerra na Ucrânia, após 15 anos no país. Apesar da decisão, as ações da empresa sobem 0,48% na Nasdaq por volta das 12h e os BDRs listados na B3 caem 0,51%, devido à desvalorização do dólar.

A cafeteria mais famosa do mundo havia suspendido temporariamente seus negócios russos em 8 de março e, nesta segunda, a decisão se tornou permanente. Os quase 2 mil funcionários na Rússia continuarão sendo pagos por seis meses e receberão ajuda para encontrar novos empregos fora da rede, segundo a Starbucks.

A empresa se recusou a comentar o impacto financeiro da medida, mas o mercado russo responde por uma parcela relativamente pequena de suas vendas.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outras empresas

A decisão acompanha o movimento de outras empresas, como o McDonald’s, que encerrou mais de três décadas de negócios na Rússia. A montadora francesa Renault aceitou a nacionalização decidiu ceder sua participação de 68% na maior montadora da Rússia, AvtoVAZ, para uma entidade estatal.

A petrolífera Shell PLC também está entre as empresas que encerrarão suas atividades no país.

Leia também:

Continua depois da publicidade