Conteúdo editorial apoiado por

Receita deve abrir consulta ao 4º lote de restituição nesta sexta (23)

Pagamento dos valores ocorrerá no dia 30 de agosto

Maria Luiza Dourado

(Pixabay)
(Pixabay)

Publicidade

A Receita Federal deve abrir, às 10h da próxima sexta-feira, 23 de agosto, a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2024, uma semana antes da data de pagamento, definida para o último dia útil do mês, 30 de agosto.

O valor total de crédito deve ser informado em breve e deve seguir a tradicional lista de prioridade – idosos com mais de 80 anos; idosos entre 60 e 79 anos; contribuintes com deficiência física ou moléstia grave; contribuintes cuja maior fonte da renda seja o magistério; aqueles que não tem prioridade legal, mas utilizaram a Declaração Pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX e contribuintes priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS).

Como consultar a restituição?

Para consultar a restituição, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal e verificar se sua declaração já foi processada. Lá também é possível saber em qual lote a restituição será paga. Basta informar o CPF, exercício da declaração, data de nascimento e código verificador no “Consulta à Restituição”.

Também é possível obter informações no portal de serviços da Receita, que substitui o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Basta procurar por “Meu Imposto de Renda” e depois por “Restituição do IRPF”.

Leia também:

Caso o contribuinte não resgate o valor da restituição dentro de um ano, ele deverá solicitar pelo Portal e-CAC, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Calendário da restituição

Veja abaixo o calendário de restituições em 2024:

Continua depois da publicidade

Baixe uma planilha gratuita para calcular seus investimentos em renda fixa e fuja dos ativos que rendem menos

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.