IR22

Prazo para quitar imposto de renda via débito automático termina hoje; saiba o que fazer

Quem perder prazo poderá pagar tributo via Darf; confira procedimentos

Por  Giovanna Sutto -

Os contribuintes que já entregaram a declaração de Imposto de Renda 2022 e têm imposto a pagar podem optar por efetuar o pagamento do tributo via débito automático até esta terça-feira (10).

Segundo a Receita Federal, até as 11 horas desta segunda (9), foram entregues 20.079.294 declarações. A expectativa é de que 34,1 milhões declarações sejam enviadas até o final do prazo, em 31 de maio.

Se você faz parte do grupo que já entregou o documento e tem imposto a pagar, deve ficar atento ao calendário. É possível parcelar o pagamento do imposto em até oito vezes, desde que cada quota não seja inferior a R$ 50.

Veja calendário de vencimento:

Data de vencimento das cotas de pagamento de imposto Parcelas 
31 de maio1ª parcela
30 de junho2ª parcela
29 de julho3ª parcela
31 de agosto4ª parcela
30 de setembro5ª parcela
31 de outubro6ª parcela
30 de novembro7ª parcela
29 de dezembro8ª parcela

Como fazer o pagamento de imposto?

O pagamento de imposto pode ser feito de duas formas:

  • Por DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) com emissão feita pelo próprio programa, e-CAC ou apps para celular e tablets usados para enviar a declaração;
  • Por débito automático, informando banco, agência e conta bancária.

O prazo que se encerra nesta terça (10) é justamente para pagar o valor da primeira quota via débito automático. “Para que a primeira quota (ou única) seja paga por débito automático, a declaração deve ser enviada até o dia 10 de maio. Se a declaração for enviada após esta data, o débito automático será realizado a partir da 2ª (segunda) quota e, portanto, a primeira deve ser paga por DARF. É muito importante garantir que na data de vencimento de cada quota existam recursos disponíveis na conta”, explica a Receita em seu site.

O contribuinte — depois de pagar a primeira cota via Darf —, pode optar pelo débito das demais quotas (2ª, 3ª, 4ª…), afirma a Receita Federal. Neste ano, todos os Darfs emitidos pelo Imposto de Renda possuem um QRCode que permite o pagamento via Pix.

9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!

LEIA MAIS

Compartilhe