Conteúdo editorial apoiado por

Prazo para quitar imposto de renda via débito automático termina hoje; saiba o que fazer

Quem perder prazo poderá pagar tributo via Darf; confira procedimentos

Giovanna Sutto

Publicidade

Os contribuintes que já entregaram a declaração de Imposto de Renda 2022 e têm imposto a pagar podem optar por efetuar o pagamento do tributo via débito automático até esta terça-feira (10).

Segundo a Receita Federal, até as 11 horas desta segunda (9), foram entregues 20.079.294 declarações. A expectativa é de que 34,1 milhões declarações sejam enviadas até o final do prazo, em 31 de maio.

Se você faz parte do grupo que já entregou o documento e tem imposto a pagar, deve ficar atento ao calendário. É possível parcelar o pagamento do imposto em até oito vezes, desde que cada quota não seja inferior a R$ 50.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Veja calendário de vencimento:

Data de vencimento das cotas de pagamento de imposto  Parcelas 
31 de maio 1ª parcela
30 de junho 2ª parcela
29 de julho 3ª parcela
31 de agosto 4ª parcela
30 de setembro 5ª parcela
31 de outubro 6ª parcela
30 de novembro 7ª parcela
29 de dezembro 8ª parcela

Como fazer o pagamento de imposto?

O pagamento de imposto pode ser feito de duas formas:

O prazo que se encerra nesta terça (10) é justamente para pagar o valor da primeira quota via débito automático. “Para que a primeira quota (ou única) seja paga por débito automático, a declaração deve ser enviada até o dia 10 de maio. Se a declaração for enviada após esta data, o débito automático será realizado a partir da 2ª (segunda) quota e, portanto, a primeira deve ser paga por DARF. É muito importante garantir que na data de vencimento de cada quota existam recursos disponíveis na conta”, explica a Receita em seu site.

O contribuinte — depois de pagar a primeira cota via Darf —, pode optar pelo débito das demais quotas (2ª, 3ª, 4ª…), afirma a Receita Federal. Neste ano, todos os Darfs emitidos pelo Imposto de Renda possuem um QRCode que permite o pagamento via Pix.

9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!

LEIA MAIS

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.