Saúde privada

Planos de saúde ganham 204 mil usuários em abril; BofA faz alerta sobre Hapvida

NotreDame Intermédica e Bradesco Saúde lideraram crescimento no segmento de saúde e Odontoprev, no odontológico

Por  Equipe InfoMoney -

O número de beneficiários de planos de saúde cresceu 204.060 em abril na comparação com março, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Na comparação anual, foram adicionados 1.520.778 clientes (uma alta de 3,18%).

Nos planos exclusivamente odontológicos, houve um acréscimo de 217.754 usuários de março para abril e de 2.368.884 na comparação de abril com o mesmo mês de 2021 (um crescimento de 8,75%).

Relatório do Bank of America Merrill Lynch (BofA) destacou o “forte crescimento” nos planos de saúde (204 mil), pois a média de expansão tem sido de 130 mil beneficiários por mês, e disse que “os principais ganhadores” dos planos odontológicos foram a Odontoprev (ODPV3) e a NotreDame Intermédica (cujo ticker agora é HAPV3, não mais GNDI3, devido à fusão com a Hapvida).

Empresas ganhadoras

O BofA destaca também que a NotreDame e a Bradesco Saúde, do Bradesco (BBDC4) lideraram o crescimento no segmento de planos de saúde (adição de 45 mil e 43 mil beneficiários, respectivamente). A Unimed Seguros ganhou 20 mil, enquanto a Unimed Belo Horizonte perdeu 17 mil clientes e a Hapvida, 10 mil.

O documento diz que todas as regiões ganharam beneficiários, exceto a Norte (pequena redução de 2 mil). As maiores adições líquidas (saldo entre novos clientes e desligamentos) foram no Sudeste (141 mil), no Sul (44 mil), no Nordeste (12 mil) e no Centro-Oeste (8 mil). “O aumento da base de beneficiários continua apresentando melhora superior nas empresas com maior presença no Sudeste, enquanto outras regiões, especialmente Norte e Nordeste, estão defasadas”.

Sobre o crescimento de planos odontológicos, o relatório destaca um aumento de 223 mil no número de beneficiários (sendo 217 mil exclusivos e 6 mil incluídos nos planos de saúde) e diz que os maiores “vencedores” foram Odontoprev (+43 mil), Notredame Intermédica (+32 mil), SulAmerica (SULA11, +14 mil) e Amil (+10 mil), enquanto Hapvida permaneceu estável.

Fusão HAPV e GNDI

Apesar do destaque para a NotreDame tanto nos planos de saúde quanto odontológicos, o relatório diz que a empresa e a Hapvida cresceram 35 mil vidas em planos de saúde somadas e que o resultado veio em linha com o esperado — “mas ainda tímido devido às sinergias prometidas pela fusão HAPV+GNDI, o que pressiona o seu potencial de crescimento”. “Mantemos nossa visão cautelosa sobre HAPV”, dizem os analistas Fred Mendes, Gustavo Tiseo, Mirela Oliveira e Lucca Brendim, que assinam o documento.

O BofA também ressalta que NotreDame e Hapvida “continuam lutando para ganhar participação de mercado (17% do total de adições líquidas vs. 18% de participação de mercado)” e que a perda de beneficiários pela Hapvida “levanta uma bandeira amarela, principalmente porque mostra os desafios que a empresa enfrenta para crescer fora do Norte e do Nordeste”.

SP, MG e RJ lideram em beneficiários

Segundo os dados da ANS, o Brasil tinha 49.395.520 de beneficiários de planos de assistência médica em abril e 29.433.793 de usuários de planos exclusivamente odontológicos. Na comparação com abril de 2021, os planos de assistência médica ganharam beneficiários em 25 das 27 unidades da federação e os odontológicos, em 26.

São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados que têm o maior número absoluto de beneficiários tanto de planos de saúde (17.915.769, 5.428.215 e 5.402.808, respectivamente) quanto odontológicos (10.641.072, 2.656.160 e 3.497.601).

(Com Agência Brasil)

Cadastre-se na IMpulso e receba semanalmente um resumo das notícias que mexem com o seu bolso — de um jeito fácil de entender:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

Leia também:

Compartilhe