Ministério da Economia autoriza concursos para INSS e Receita

São 1.000 vagas de Técnico do Seguro Social no INSS e 699 para auditor-fiscal e analista-tributário na Receita; editais devem sair em até 6 meses

Estadão Conteúdo

Publicidade

O Ministério da Economia autorizou a realização de concursos públicos para cargos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e na Receita Federal. São 1.000 vagas de Técnico do Seguro Social no INSS e 699 para auditor-fiscal e e analista-tributário na Receita. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União de segunda-feira, 13.

Em nota, o Ministério do Trabalho e Previdência informou que a escolha da banca para o concurso do INSS deve ser feita daqui a 60 dias e o edital de abertura do concurso deverá ser publicado em até seis meses. O cargo de técnico do seguro social é de nível médio e o salário oferecido é de aproximadamente R$ 6,5 mil, segundo a pasta.

O ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, admitiu que o número de vagas foi inferior ao solicitado, mas considerou a autorização do processo seletivo um avanço. “Levando em consideração todas as restrições que passamos por conta da pandemia e a consequente crise econômica no mundo, foi o número que conseguimos.”

Continua depois da publicidade

As 699 vagas para a Receita são todas de nível superior (230 para auditor-fiscal da Receita e 469 para analista-tributário), e o prazo para a publicação do edital de abertura do concurso público também será de seis meses. A portaria que autorizou o concurso reduziu para dois meses o prazo de antecedência mínima entre a publicação do edital e a realização da primeira prova do concurso.

Leia também: