Personalidade

Luiza Trajano entra na lista da Time das 100 pessoas mais influentes do ano

Perfil da empresária, dona do Magazine Luiza, foi escrito pelo ex-presidente Lula

Luiza Helena Trajano em apresentação no Magazine Luiza
Luiza Trajano, do Magazine Luiza, se tornou uma das principais vozes dos debates no país durante a pandemia (Flavio Santana/Biofoto)

SÃO PAULO — A empresária Luiza Helena Trajano, dona do Magazine Luiza (MGLU3), entrou para a seleta lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2021, da revista americana Time, divulgada nesta quarta-feira (15). Trajano é a única brasileira a figurar entre as personalidades de destaque neste ano pela publicação —o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ficou de fora.

O perfil que narra a trajetória da empresária foi escrito pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010). Os nomes de Trajano e Lula já foram ventilados como uma possibilidade de chapa para as eleições presidenciais de 2022.

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Mas o próprio Lula, em entrevista concedida em abril deste ano ao jornalista Reinaldo Azevedo, disse que pela carreira da empresária construída no setor privado dificilmente ela aceitaria disputar as eleições. “Não acredito que ela vá se meter com a política”, afirmou.

No perfil de Trajano publicado na Time, Lula destacou que a empresária conseguiu fazer do Magazine Luiza, que começou como uma única loja em 1957, uma gigante do varejo. E que isso aconteceu dentro de um ecossistema de negócios ainda dominado por homens. “É uma grande conquista –uma entre muitas”, escreveu Lula.

O ex-presidente também ressaltou que, ao longo da pandemia de Covid-19, Trajano criou uma plataforma para ajudar as pequenas empresas a se adaptarem ao comércio digital. Também foi, segundo Lula, uma voz importante para o estímulo à vacinação contra o coronavírus mesmo diante de ofensivas de autoridades contra os imunizantes disponíveis.

Lula afirmou ainda que Trajano é uma importante defensora da igualdade ao criar o “Mulheres do Brasil”, um grupo apartidário de mais de 95 mil mulheres que trabalham para construir “uma sociedade melhor, e apoiar vítimas de violência doméstica”.

O perfil de Trajano também destacou o esforço em iniciativas de diversidade e inclusão dentro do Magazine Luiza, com o lançamento do programa de trainee para profissionais negros.

“Em um mundo onde bilionários queimam suas fortunas em aventuras espaciais e iates, Luiza se dedica a um tipo diferente de odisseia. Ela assumiu o desafio de construir um gigante comercial enquanto constrói um Brasil melhor”, escreveu Lula.

Quem é Luiza Trajano?

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A história de vida de Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, maior acionista e atual presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza, se confunde com a história da própria rede varejista — muito embora o nome da rede não venha especificamente de Luiza Helena, mas de sua tia, xará e primeira dona daquela que viria a ser uma das maiores empresas do Brasil.

Formada em Direito em 1972, Luiza começou a trabalhar na loja e passou por diversos departamentos antes de assumir a liderança na organização, em 1991. Sob sua direção, a empresa criou as primeiras lojas virtuais, com vendas pela televisão, a Liquidação Fantástica, que arrastava consumidores em busca de grandes descontos no mês de janeiro, e começou sua expansão para o Paraná e o Mato Grosso do Sul.

Em 2000, foi lançado o site de comércio eletrônico da companhia, que começou um processo de aquisição de outras redes como as Lojas Líder, Lojas Base, Kilar e Madol. Em 2008, a empresa inaugurou 46 lojas no mesmo dia em São Paulo. Dois anos depois, chegou ao Nordeste.

A chegada à bolsa ocorreu em 2011, com o IPO da companhia. Capitalizada, ela manteve o ciclo de aquisições nos anos seguintes, com a compra do Baú da Felicidade, a startup de logística Logbee, o maior e-commerce esportivo do Brasil, Netshoes, e o marketplace de livros Estante Virtual.

Embora Luiza Helena tenha cedido a presidência da companhia para Marcelo Silva, até então diretor superintendente da empresa, seu filho, Frederico Trajano, responsável pela guinada digital da empresa, estava sendo preparado para assumir a liderança. Ele já havia implementado importantes mudanças, como a criação do LuizaLabs, um laboratório de tecnologia e inovação focado em desenvolver projetos, e foi o responsável pelo lançamento da Lu, o avatar com mais de 4 milhões de seguidores no Instagram que foi criado para dar assistência às vendas online e se transformou em uma “influenciadora digital”.

Frederico assumiu o comando da varejista em 2016. Nos primeiros 23 meses de sua gestão, multiplicou o valor de mercado da empresa por 30. Luiza segue norteando os rumos da varejista, como presidente do Conselho de Administração.

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