Livros e jogos ajudam na educação financeira; conheça alguns deles!

Para autor de livros para crianças, para obter atenção delas, é preciso tratar de dinheiro de maneira lúdica

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Os pais têm a dura tarefa de ensinar os primeiros princípios da educação financeira para os seus filhos. E que dever complicado este, não? É preciso lidar com a frase ‘eu quero’, acompanhada de muito choro e manha, diariamente. Porém, apesar de difícil, ensinar seu filho a lidar com o dinheiro pode se tornar uma atividade agradável. De que maneira?

Existem diversos jogos e livros que ajudam na educação financeira das crianças. De acordo com o sócio-diretor da Mais Ativos e autor de diversos títulos voltados para o assunto, Álvaro Modernell, estas são as melhores formas de passar princípios financeiros porque prendem a atenção da criança.

“O assunto é relativamente complexo e sério, pela relevância para o resto da vida, mas estamos lidando com crianças. Para que a mensagem seja mais efetiva, a primeira coisa que temos que obter é a atenção delas. Por isso, a importância do lúdico. As atividades devem ser agradáveis, atrativas”, explicou.

Continua depois da publicidade

Nesta fase, é preciso apenas lançar alguns conceitos e deixar a criança ser levada por sua imaginação, estimulando perguntas e dúvidas.

Quais livros e jogos?

Confira abaixo alguns livros e jogos que devem ser dados para as crianças, bem como algumas obras que podem ser lidas pelos pais:

Os princípios

Ainda de acordo com Modernell, não existe momento adequado ou específico para passar a educação financeira para as crianças. Ela deve ser realizada de maneira contínua, leve e coerente. Os exemplos são os melhores ensinamentos. “Os pais devem estimular os filhos para que participem de conversas sobre finanças doméstica, na escolha de produtos, na compra no supermercado, etc”.

Continua depois da publicidade

Lembrando que o dinheiro é apenas um princípio da educação financeira, a mesada é um ótimo momento para falar sobre ele. O uso do cofrinho também é recomendado, desde que definidos objetivos para que a criança poupe.

Em relação aos conceitos que devem ser passados pelas crianças, o escritor lista os seguintes: