IRPF 2022

Leão e Imposto de Renda: por que o animal virou símbolo da Receita Federal?

Não tem a ver com a voracidade nem com o tamanho da boca do felino. A razão para associação entre leão e a Receita Federal é a publicidade

Por  Mariana Amaro -

“Ajustar as contas com o leão” é um modo popular de falar sobre a Declaração de Imposto de Renda . Mas afinal, de onde veio a associação entre leão e imposto de renda?

A resposta é: de uma das mais bem sucedidas campanhas publicitárias do Brasil.

No final de 1979, a Receita Federal buscou uma agência de publicidade para fazer uma campanha divulgando o tributo. Depois de muitas propostas, decidiu-se pela imagem do leão, considerando-se que o animal tinha quatro características muito importantes: 1) é o rei dos animais, mas não ataca sem avisar; 2) é justo; 3) é leal; e 4) é manso, mas não é bobo.

O governo queria, com isso, passar o recado que não seria tolerante com a sonegação.

A propaganda acima foi a primeira da campanha e o apresentador finaliza seu texto afirmando que “o leão é manso e justo para quem faz tudo direito. Palavra de leão”. E foi um sucesso.

Na segunda propaganda veiculada, o narrador afirma que “um dia você vai ter que enfrentar o imposto de renda, mas não precisa ter medo. Ninguém quer te arrancar um pedaço”.

Em dez anos, foram realizados cerca de 30 filmes com o animal.

A campanha deu certo, mas nem tanto. Mais do que reparar na “lealdade” ou “justiça” do animal, o que acabou chamando mais a atenção do público foi a enorme boca do felino e a sua voracidade.

Leão acabou virando sinônimo não do imposto, mas da própria Receita Federal. Literalmente. Os dicionários, como o da Academia Brasileira de Letras, incluem na descrição do animal, significados como “órgão encarregado da arrecadação do imposto de renda”.

Dúvidas na declaração

A temporada de entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2022, ano-base 2021 começou na segunda-feira (7) e vai até e 29 de abril deste ano. Cerca de 31 milhões de contribuintes deverão acertar as contas com o leão.

Neste ano, o acerto de contas com o leão tem algumas novidades. A Receita Federal ampliou o acesso à declaração pré-preenchida e alterou algumas fichas do programa IRPF 2022. Para saber mais, assista ao vídeo com o passo a passo.


Esta nota fez parte da edição de 10 de março de 2022 da IMpulso, uma newsletter semanal com tudo que importa para o seu bolso.

A IMpulso é enviada todas as quintas-feiras, pela manhã. Inscreva-se grátis para receber o conteúdo completo e em primeira mão.

Cadastre-se na IMpulso e receba semanalmente um resumo das notícias que mexem com o seu bolso — de um jeito fácil de entender:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

LEIA MAIS

Compartilhe