Fábrica em SP

Justiça do Trabalho suspende demissões da Caoa Chery em Jacareí

Juiz Lucas Cilli Horta, da 2ª Vara do Trabalho de Jacareí, considerou que dispensas coletivas devem ter prévia negociação pelo impacto social que causam

Por  Estadão Conteúdo -

A Justiça do Trabalho concedeu liminar na tarde de sexta-feira (27) e suspendeu as 446 demissões de funcionários realizadas pela Caoa Chery em sua fábrica de Jacareí (SP), após acolher ação do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região. Procurada, a empresa disse que não vai comentar o assunto.

Segundo o sindicato, a decisão do juiz Lucas Cilli Horta, da 2ª Vara do Trabalho de Jacareí, considera que as dispensas coletivas devem ter prévia negociação devido ao impacto social que causam. E que a montadora chinesa está sujeita multa diária de R$ 50 mil se não cumprir a limitar.

As demissões ocorreram na quarta-feira (25), após o sindicato e a empresa não chegaram a um acordo na reunião de conciliação no Ministério Público do Trabalho (MPT) local. Uma nova audiência está marcada para quarta-feira (1º), às 14h.

A empresa propõe pagamento extra de até 15 salários aos demitidos, mas a entidade sindical insiste na abertura de um programa de lay-off (suspensão temporária de contratos) e uma posterior estabilidade no emprego por mais três meses.

A Caoa Chery diz que decidiu fechar sua fábrica até 2025 parar preparar as instalações no interior de São Paulo para produzir apenas veículos elétricos e híbridos. A montadora chinesa lançou uma campanha dizendo que todos os modelos de seu portfólio serão eletrificados até o final de 2023 (provavelmente se referindo a produtos importados).

446 ou 580 demissões?

O sindicato afirma que a empresa enviou comunicado de demissão para 580 trabalhadores, mas a Caoa Chery diz que realizou 446 cortes. A entidade também cobrou medidas dos governos federal, estadual e municipal para impedir o fechamento da fábrica.

Amanhã, terça-feira (31), ocorrerá uma reunião às 14h30 no Palácio dos Bandeirantes, a sede do governo estadual. O encontro foi convocado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e deve ter a presença do sindicato, da empresa e da Prefeitura de Jacareí.

9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!

Leia mais:

Compartilhe