Dúvida de leitor

Imposto de Renda: ‘não paguei o carnê-leão até agora, é possível parcelar os valores?’

Não é possível parcelar o IR devido mensalmente a título de carnê-leão, mas o contribuinte tem alternativa

Por  Equipe InfoMoney -

Dúvida de leitor: sou motorista de aplicativos de São Paulo. Não fiz o carne-leão até o momento e verifiquei que passei o teto do valor para não pagar imposto. Com isso vou ter pagar o valor alto do imposto do carne-leão e não consigo pagar tudo de uma vez. Queria saber se consigo parcelar os valores do carnê-leão?

Resposta por David Soares*

“Não é possível parcelar o IR devido mensalmente a título de carnê-leão. Entretanto, é possível solicitar o parcelamento simplificado do montante total do imposto devido nessa modalidade no ano-calendário de 2021.

Para tanto, apure os valores devidos mensalmente no carnê-leão, mediante a utilização do aplicativo ‘Carnê-Leão Web’, disponível no site da Receita Federal, e, posteriormente, solicite o parcelamento do montante total devido em 2021, no Portal do e-Cac, na opção ‘Pagamentos e Parcelamentos > Parcelamento – Solicitar e Acompanhar’.

O total dos débitos pode ser parcelado em até 60 prestações mensais, desde que nenhuma parcela seja inferior a R$ 100”.

*David Soares é analista editorial da consultoria tributária IOB e contabilista com MBA em IFRS (Normas Internacionais de Contabilidade pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi). Autor do Livro: Estrutura Conceitual Básica para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis, e coautor do livro Imposto de Renda de “A” a “Z”.

9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!

LEIA MAIS

Compartilhe