Dúvida de leitor

IR 2022: Posso incluir beneficiários do BPC/LOAS como dependentes na declaração?

Dependentes podem ser incluídos, se em 2021, receberam rendimentos, tributáveis ou não, até R$ 22.847,76

Por  Equipe InfoMoney -

Dúvida de leitor: Meus pais são beneficiários do BPC/LOAS. Posso colocá-los como meus dependentes no Imposto de Renda? Caso eu os inclua, eles poderão perder o benefício? Esclareço que não moramos no mesmo endereço e mesmo sendo beneficiários, eles ainda dependem de mim financeiramente por serem idosos, e um deles inválido. 

Resposta por David Soares*

“Os seus pais podem ser incluídos como dependentes na sua declaração, se em 2021, eles receberam rendimentos, tributáveis ou não, até R$ 22.847,76.

Se os seus pais preenchem os requisitos para o recebimento do LOAS/BPC, não existe o risco deles perderem o benefício.

É importante certificar-se de quais são esses requisitos junto a Previdência Social para que não corra qualquer risco em função de cruzamentos de informações realizadas pela Receita Federal.”

*David Soares é analista editorial da consultoria tributária IOB e contabilista com MBA em IFRS (Normas Internacionais de Contabilidade pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi). Autor do Livro: Estrutura Conceitual Básica para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis, e coautor do livro Imposto de Renda de “A” a “Z”.

9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!

LEIA MAIS

Compartilhe