Dinheiro no bolso

INSS começa a pagar hoje 13º salário para quem recebe mais que 1 salário mínimo

É o 3º ano consecutivo que aposentados e pensionistas receberão o benefício antes do habitual; calendário de pagamento vai até 7 de junho

Por  Equipe InfoMoney

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganham mais de um salário mínimo começaram a receber nesta segunda-feira (2) a primeira parcela do 13º salário, cujo pagamento foi antecipado pelo terceiro ano consecutivo.

Quem ganha até um salário mínimo do INSS (R$ 1.212) começou a receber a primeira parcela do 13º na segunda-feira passada, 25 de abril. O prazo de pagamento acompanha as aposentadorias e pensões do mês e vai até esta sexta-feira (6), independentemente do valor do benefício (veja abaixo os calendários completos).

Leia também:

Mais de 31 milhões de brasileiros vão receber o pagamento em duas parcelas, e a segunda será depositada entre 25 de maio e 7 de junho. Até 2019, o benefício era pago em agosto e em dezembro (em 2020 e 2021 ele também foi antecipado devido à pandemia do novo coronavírus).

Como consultar a data do pagamento

Aposentados e pensionistas podem consultar o extrato com os valores e as datas de pagamento do 13º salário, independentemente de receber o benefício hoje ou não. A consulta pode ser feita tanto pelo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets, quanto pelo site gov.br/meuinss.

Quem não tiver acesso à internet pode consultar pelo telefone 135. É preciso informar o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e confirmar alguns dados ao atendente antes de fazer a consulta. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Quem tem direito ao 13º do INSS

O segurado que passou a receber a aposentadoria depois de janeiro deste ano receberá o valor proporcional, a partir do início do pagamento.

Quem recebe benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito ao benefício, calculado proporcional à duração do benefício.

Já as famílias com direito ao Auxílio Brasil ou outro tipo de benefício assistencial, por lei não têm direito ao décimo terceiro salário.

Veja abaixo o calendário de pagamento do 13º salário:

Para quem recebe até 1 salário mínimo:

Final do NIS1ª parcela2ª parcela
125 de abril25 de maio
226 de abril26 de maio
327 de abril27 de maio
428 de abril30 de maio
529 de abril31 de maio
62 de maio1º de junho
73 de maio2 de junho
84 de maio3 de junho
95 de maio6 de junho
06 de maio7 de junho

Para quem recebe mais de 1 salário mínimo:

Final do NIS1ª parcela2ª parcela
1 e 62 de maio1º de junho
2 e 73 de maio2 de junho
3 e 84 de maio3 de junho
4 e 95 de maio6 de junho
5 e 06 de maio7 de junho

9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!

LEIA MAIS

Compartilhe