INSS começa a pagar 2ª parcela do 13º salário a quem recebe mais que 1 salário mínimo

É o 3º ano consecutivo que aposentados e pensionistas receberão o benefício antes do habitual; calendário de pagamento vai até 7 de junho

Equipe InfoMoney

Calendário de pagamento dos benefícios do INSS
Calendário de pagamento dos benefícios do INSS

Publicidade

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganham mais de um salário mínimo começaram a receber nesta quarta-feira (1º) a segunda parcela do 13º salário, cujo pagamento foi antecipado pelo terceiro ano consecutivo.

Quem ganha até um salário mínimo (R$ 1.212) começou a receber a segunda parcela do 13º na quarta-feira passada, 25 de maio. O prazo de pagamento acompanha as aposentadorias e pensões do mês e vai até esta sexta-feira (6), independentemente do valor do benefício (veja abaixo os calendários completos).

Leia também:

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Mais de 31 milhões de brasileiros estão recebendo o 13º entre abril e junho. Até 2019, o benefício era pago em agosto e em dezembro (em 2020 e 2021 ele também foi antecipado devido à pandemia do novo coronavírus).

Como consultar a data do pagamento

Aposentados e pensionistas podem consultar o extrato com os valores e as datas de pagamento do 13º salário, independentemente de receber o benefício hoje ou não. A consulta pode ser feita tanto pelo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets, quanto pelo site gov.br/meuinss.

Quem não tiver acesso à internet pode consultar pelo telefone 135. É preciso informar o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e confirmar alguns dados ao atendente antes de fazer a consulta. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Continua depois da publicidade

Quem tem direito ao 13º do INSS

O segurado que passou a receber a aposentadoria depois de janeiro deste ano receberá o valor proporcional, a partir do início do pagamento.

Quem recebe benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito ao benefício, calculado proporcional à duração do benefício.

Já as famílias com direito ao Auxílio Brasil ou outro tipo de benefício assistencial, por lei não têm direito ao décimo terceiro salário.

Veja abaixo o calendário de pagamento do 13º salário:

Para quem recebe até 1 salário mínimo:

Final do NIS 1ª parcela 2ª parcela
1 25 de abril 25 de maio
2 26 de abril 26 de maio
3 27 de abril 27 de maio
4 28 de abril 30 de maio
5 29 de abril 31 de maio
6 2 de maio 1º de junho
7 3 de maio 2 de junho
8 4 de maio 3 de junho
9 5 de maio 6 de junho
0 6 de maio 7 de junho

Para quem recebe mais de 1 salário mínimo:

Continua depois da publicidade

Final do NIS 1ª parcela 2ª parcela
1 e 6 2 de maio 1º de junho
2 e 7 3 de maio 2 de junho
3 e 8 4 de maio 3 de junho
4 e 9 5 de maio 6 de junho
5 e 0 6 de maio 7 de junho

9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!

LEIA MAIS