Imposto de Renda: prazo para pagamento de débitos termina nesta terça; veja como fazer

Quem possui saldo a pagar de imposto precisa emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf)

Estadão Conteúdo

Logotipo da Receita Federal em celular (Crédito: Julio Ricco / Shutterstock.com)

Publicidade

A Receita Federal encerra, nesta terça-feira (31), o prazo para a entrega do Imposto de Renda (IR) 2022. A partir de 1º de junho, o contribuinte que deveria, mas não prestou contas ao Fisco está sujeito a uma multa de, no mínimo, R$ 165,74.

Quem declarou o Imposto de Renda 2022 e tem um saldo a pagar precisa emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). Trata-se de um boleto utilizado para pagar tributos federais, como impostos, taxas e contribuições.

No caso da declaração de IR, o Darf já vem completamente preenchido e pode ser emitido pelo próprio programa de declaração do IR ou no sistema online e-CAC.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Existe também a possibilidade, de acordo com a Receita, de se preencher ou atualizar manualmente um Darf. Nesse caso, outro sistema é utilizado: o Sistema de Cálculo de Acréscimos Legais (Sicalc).

Por se tratar de um documento para pagar diversos tributos federais, é necessário se atentar ao código do tipo de imposto a ser pago. Os códigos podem ser conferidos no site da Receita.

O contribuinte deve realizar o pagamento do Darf até a data de vencimento — no caso do IR, se for imposto devido, terá até esta terça-feira (31).

Continua depois da publicidade

9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!

LEIA MAIS