Conteúdo editorial apoiado por

Imposto de Renda 2023: informe de rendimentos do INSS já está disponível; veja como acessar

Documento pode ser obtido por meio de aplicativo, site ou banco

Equipe InfoMoney

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Publicidade

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já disponibilizou o extrato para declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2023, que informa os rendimentos recebidos pelos beneficiários no último ano.

“No documento do INSS vai constar os valores de aposentadoria, valor da parcela isenta caso a pessoa tenha mais de 65 anos, valor do INSS recolhido, entre outras informações que vão auxiliar o contribuinte no preenchimento da declaração e justificam a origem dos rendimentos”, explica Richard Domingos, diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil.

Como as empresas e instituições financeiras são obrigadas a enviar as informações de valores recebidos, contas e investimentos, o INSS tinha até o próximo dia 28 de fevereiro para liberar os informes de rendimentos aos contribuintes.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A temporada de declaração em 2023 começa em 15 de março e vai até 31 de maio, e o programa ainda não está liberado. Nesse intervalo, é importante que o contribuinte já reúna os principais documentos para facilitar o processo de envio da declaração ao Fisco.

Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também confirmou o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda, dos atuais R$ 1.908 para R$ 2.640 (equivalente a dois salários mínimos). A medida passará a valer só em 2024.

Como acessar o informe de rendimentos do INSS?

O extrato pode ser acessado pelo aplicativo Meu INSS, que também possui uma versão no site do próprio instituto. O acesso deverá ser feito por meio do login com dados do Gov.br.

“O cidadão não precisa comparecer a uma agência do INSS para conseguir seu extrato, uma vez que o documento pode ser baixado diretamente pela internet”, informou o instituto.

Para baixar o documento online é preciso:

Se for do interesse do declarante, também é possível obter o documento junto ao banco onde recebe seu benefício.

(Com informações da Agência Brasil)