Financiamento imobiliário: as taxas de juros praticadas pelos bancos no Brasil

Com quedas na taxa básica de juros, grandes bancos privados disputam com a Caixa Econômica Federal o mercado de compra de imóveis

Allan Gavioli

Ilustração

Publicidade

SÃO PAULO –  Após quedas na taxa básica de juros (Selic) anunciadas nos últimos anos pelo Copom (Comité de Política Monetária), os bancos do país deram inicio a uma restruturação no mercado de crédito imobiliário. Agora, grandes bancos privados disputam com a Caixa Econômica Federal o mercado de compra de imóveis, antes dominado pelo estatal.

A Caixa é atualmente o banco com as menores taxas de juros para o financiamento tradicional, atrelado à taxa referencial. Os juros estão na mínima histórica brasileira para a modalidade, e abrem espaço para a possibilidade de realizar uma portabilidade dessa dívida (saiba mais sobre isso aqui).

No Brasil, a maioria dos bancos oferecem apenas a modalidade pela TR, mas já existem produtos de crédito imobiliário com juros atrelados à inflação (via IPCA) e prefixados (apenas na Caixa, por ora, com juros iniciais mais altos).

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Confira as taxas de juros praticadas por algumas das maiores instituições financeiras do Brasil. Vale lembrar que os juros cobrados variam de acordo com o nível de relacionamento entre cliente e banco e do perfil de crédito do tomador.

*Matéria atualizada em 20/02

BANCO TAXA DE JUROS MÁXIMA TAXA DE JUROS MÍNIMA PRAZO MÁXIMO  VALOR MÁXIMO FINANCIADO
Banco do Brasil De acordo com o perfil e segmentação de clientes 6,99% ao ano + TR ou 3,45% + IPCA 420 meses 80% do valor do imóvel
Caixa 8,5% ao ano +TR ou 4,95% + IPCA a.a. ou 9,75% a.a. 6,5% ao ano + TR ou 2,95% + IPCA ou 8% a.a. 360 meses 70% do valor do imóvel (80% na modalidade prefixada)
Itaú Não informado 7,45% ao ano + TR 360 meses 82% do valor do imóvel, com valor mínimo de R$ 100 mil
Santander Conforme precificação do mercado 7,99% ao ano + TR 420 meses 90% do valor do imóvel para novos e usados com valores a partir de R$ 90 mil
Bradesco Não informado 7,30% ao ano + TR 360 meses 80% do valor do imóvel
Banco Inter De acordo com a análise de crédito do cliente 7,7% ao ano + TR 360 meses 70% do valor do imóvel
Sicoob 7,3% ao ano + TR 7,3% ao ano + TR 360 meses 80% do valor do imóvel

Invista seu dinheiro com quem conhece do assunto. Abra sua conta na XP Investimentos – é grátis

Allan Gavioli

Estagiário de finanças do InfoMoney, totalmente apaixonado por tecnologia, inovação e comunicação.