Taxas menores

Financiamento imobiliário: as taxas de juros praticadas pelos bancos no Brasil

Com quedas na taxa básica de juros, grandes bancos privados disputam com a Caixa Econômica Federal o mercado de compra de imóveis

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO –  Após quedas na taxa básica de juros (Selic) anunciadas nos últimos anos pelo Copom (Comité de Política Monetária), os bancos do país deram inicio a uma restruturação no mercado de crédito imobiliário. Agora, grandes bancos privados disputam com a Caixa Econômica Federal o mercado de compra de imóveis, antes dominado pelo estatal.

A Caixa é atualmente o banco com as menores taxas de juros para o financiamento tradicional, atrelado à taxa referencial. Os juros estão na mínima histórica brasileira para a modalidade, e abrem espaço para a possibilidade de realizar uma portabilidade dessa dívida (saiba mais sobre isso aqui).

No Brasil, a maioria dos bancos oferecem apenas a modalidade pela TR, mas já existem produtos de crédito imobiliário com juros atrelados à inflação (via IPCA) e prefixados (apenas na Caixa, por ora, com juros iniciais mais altos).

Aprenda a investir na bolsa

Confira as taxas de juros praticadas por algumas das maiores instituições financeiras do Brasil. Vale lembrar que os juros cobrados variam de acordo com o nível de relacionamento entre cliente e banco e do perfil de crédito do tomador.

*Matéria atualizada em 20/02

BANCOTAXA DE JUROS MÁXIMA TAXA DE JUROS MÍNIMAPRAZO MÁXIMO VALOR MÁXIMO FINANCIADO
Banco do BrasilDe acordo com o perfil e segmentação de clientes6,99% ao ano + TR ou 3,45% + IPCA420 meses80% do valor do imóvel
Caixa8,5% ao ano +TR ou 4,95% + IPCA a.a. ou 9,75% a.a.6,5% ao ano + TR ou 2,95% + IPCA ou 8% a.a.360 meses70% do valor do imóvel (80% na modalidade prefixada)
ItaúNão informado7,45% ao ano + TR360 meses82% do valor do imóvel, com valor mínimo de R$ 100 mil
SantanderConforme precificação do mercado7,99% ao ano + TR420 meses90% do valor do imóvel para novos e usados com valores a partir de R$ 90 mil
BradescoNão informado7,30% ao ano + TR360 meses80% do valor do imóvel
Banco InterDe acordo com a análise de crédito do cliente7,7% ao ano + TR360 meses70% do valor do imóvel
Sicoob7,3% ao ano + TR7,3% ao ano + TR360 meses80% do valor do imóvel

Invista seu dinheiro com quem conhece do assunto. Abra sua conta na XP Investimentos – é grátis