Tesla anuncia que vai fechar lojas físicas e venderá carros apenas pela internet

Clientes que comprarem o seu carro online terão até uma semana para devolvê-lo caso não estiverem satisfeitos  

Giovanna Sutto

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – A Tesla anunciou que só venderá seus veículos online. A fabricante de carros elétricos fechará a maioria de suas lojas nos próximos meses e demitirá alguns funcionários. A novidade chega junto com o anúncio de que finalmente o Model 3 de US$ 35 mil começará a ser vendido.

Os clientes que comprarem seus carros online terão até uma semana para devolvê-lo caso não estejam satisfeitos. Em uma teleconferência com repórteres na última quinta-feira (28), Musk afirmou que poucos clientes vão querer devolver seus veículos.

A mudança para o e-commerce ajudará a Tesla a cortar algumas despesas operacionais, além de evitar lidar com políticas locais que a impediram de operar suas próprias lojas em certos estados, incluindo Connecticut, Novo México e outros.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Musk não informou quantos funcionários serão demitidos, nem se essas demissões foram levadas em conta na “reestruturação de toda a empresa” que foi anunciada em junho de 2018. “É uma decisão difícil, mas acho que é a certa para o futuro ”, disse. 

A Tesla “aumentará significativamente” o número de centros de serviços para atender à demanda de sua crescente base de clientes, acrescentou o CEO. A empresa oferece serviço móvel, no qual vans de reparo da marca Tesla podem ser convocadas através do app da empresa.

Musk disse que a equipe de serviço da empresa agora vai responder diretamente a ele, com o objetivo de oferecer serviços no mesmo dia que os proprietários solicitarem. 

Continua depois da publicidade

A decisão de abandonar o varejo físico é vista como necessária para que a empresa permaneça financeiramente sustentável. As finanças da Tesla se estabilizaram um pouco nos últimos meses, mas o negócio ainda opera com margens muito apertadas. Depois de dois trimestres lucrativos consecutivos, Musk disse que não prevê lucros no primeiro trimestre de 2019.

Em um post no blog oficial, a empresa descreveu o processo de compra online de seus veículos.

“Agora você pode comprar um Tesla nos EUA através de seu telefone em cerca de 1 minuto, e esse recurso será estendido em breve em todo o mundo. Também estamos tornando a devolução do carro bem prática, de modo que um test drive antes da compra não será necessário. Você pode devolver um carro no prazo de 7 dias ou com 1 mil milhas rodadas com direito a um reembolso total”, diz a nota. 

Continua depois da publicidade

Não foi informada uma data oficial para o fechamento de todas as lojas. 

Invista seu dinheiro para realizar seus maiores sonhos. Abra uma conta na XP – é de graça. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.